Mesa 18.0 chega com varias melhorias para as APIs OpenGL e Vulkan


Depois de ser adiado por um mês e meio, foi finalmente lançado o Mesa 18.0, que agora é a versão estável mais recente da pilha de gráficos normalmente associada a suas implementações OpenGL e Vulkan. Entre os destaques, estão diversas melhorias de drivers que beneficiam também os usuários que possuem uma placa de vídeo AMD das séries Radeon HD 5800 e 6900, que agora estão mais perto do suporte ao OpenGL 4.4.

Além disso, também está disponível o suporte de cores de 10-bit, vários aprimoramentos para os driver ANV (Intel) e RADV (AMD), suporte para codificação de vídeo Radeon VCN, suporte ao sistema de build Meson, suporte inicial a hardware Intel Cannonlake, suporte para o OpenGL 4.3 para placas Radeon HD 5800 e HD 6900, já que possuem hardware com capacidades FP64 nativas, o backend NIR para o driver de kernel RadeonSI agora suporta o GLSL 4.50 e muito mais.

Ainda não há suporte para o OpenGL 4.6

Embora o Mesa 18.0 seja uma atualização importante que conta com vários novos recursos e melhorias para todos os fabricantes de GPUs para desktop do mercado, infelizmente, ainda não há suporte para o OpenGL 4.6, mas a maioria do trabalho está em vigor para os drivers Intel i965 e RadeonSI.

Para suportar o OpenGL 4.6, os drivers Intel e Radeon só precisam concluir a implementação da extensão ARB_gl_spirv e das relacionadas ARB_spirv_extensions para ingestão do SPIR-V com os drivers OpenGL. Existem patches disponíveis para esse trabalho por ambas as partes, mas nada foi adicionado ao Mesa ainda. Contudo, a adição dessas extensões pode ser concluída com o Mesa 18.1.

Outra boa notícia é que o suporte para o OpenGL 4.5 para placas de vídeo da AMD que não possuem hardware com capacidades FP64 nativas, como as das séries Radeon HD 5000 e HD 6000, pode chegar com o próximo Mesa 18.1.

O Mesa 18.0 será lançado no Ubuntu 18.04 LTS e Fedora 28, entre outras distros Linux, mas aqueles que o querem hoje, podem usar o PPA Padoka no Ubuntu ou o Regata OS.


FONTE: Phoronix

Comentários