Nouveau está mais perto de receber suporte para computação com placas NVIDIA


O pessoal por traz do driver open source Nouveau, responsável por lidar com as placas de vídeo da NVIDIA na plataforma Linux, está trabalhando duro para implementar novos recursos e funcionalidades no driver, como é o caso de Karol Herbst, que é um colaborador de longa data do Nouveau e que se juntou à Red Hat no final do ano passado, juntamente com outros desenvolvedores, para adicionar o suporte de computação.

Entre os trabalhos realizados pelo desenvolvedor, está o suporte para o NIR para o Nouveau, que é um elemento crítico para obter suporte para o SPIR-V com o driver de vídeo, que é o IR comum para a Vulkan e OpenCL. Enquanto isso, há também o trabalho para obter suporte para o SPIR-V para o rastreador de estado Clover do Gallium3D, responsável por apresentar o suporte a GPGPU (General Purpose Graphics Processing Unit) do OpenCL aos drivers de gráficos do Mesa.

Foi na última sexta-feira (23) que Karol Herbst publicou seus mais recentes patches para trabalhar no suporte básico de computação com OpenCL ao longo de seu caminho de código SPIR-V para NIR. O desenvolvedor observa também: "A principal diferença para a última série é que tentei focar no núcleo real [partes] que precisamos para obter suporte básico ao OpenCL em spirv_to_nir, para que possamos executar exemplos mais ou menos complexos. Existem algumas mudanças importantes no NIR e alguém deve dar uma olhada nelas."

É importante ter em mente que, quando de computação básica do OpenCL estiver pronta, ao menos por enquanto, o melhor suporte provavelmente será com as GPUs com arquitetura Kepler, já que elas podem funcionar adequadamente com o driver open source. Infelizmente, as novas GPUs Maxwell e Pascal ainda estão severamente limitadas em seu potencial de desempenho devido a estarem vinculadas a suas frequências de clock de inicialização.

Também será interessante ver se alguém da comunidade irá procurar alavancar este trabalho do SPIR-V para NIR para melhorar o suporte para o OpenCL com GPUs GCN da AMD que não são suportadas pelo ROCm (Radeon Open Compute Platform). Dado que o suporte para NIR do RadeonSI também está indo bem, esse esforço pode indiretamente ajudar algumas GPUs GCN mais antigas que não são cobertas pelo ROCm OpenCL.


FONTE: Phoronix | Freedesktop.org

Comentários