9 coisas para se fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)


A Canonical anunciou oficialmente hoje (26) o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que chega com diversas novidades e melhorias. Para deixar tudo ainda melhor, separamos para você 9 coisas para se fazer após instalar o novo Ubuntu, que vão desde sugestões de bom senso e ajustes bacanas a conselhos úteis. Isso é ótimo especialmente para quem é novo no Ubuntu. Confira!

1. Atualize o seu sistema

Atualizações adicionais para o Ubuntu 18.04 LTS podem ter sido lançadas desde que você fez a instalação. Para descobrir se correções de segurança ou de bugs estão esperando por você, basta verificar por atualizações manualmente.

Para isso, pressione a tecla Super (Windows) ou clique no botão "apps" na parte inferior do dock lateral para abrir o menu de aplicativos e procure por Atualizador de programas. Inicie o aplicativo para verificar se há atualizações e instale todas as que estão disponíveis.


2. Ative os codecs de mídia

O Ubuntu oferece a instalação de codecs de terceiros, extras restritos (como o plugin do Adobe Flash) e drivers proprietários automaticamente como parte do processo de instalação. Mas se você não notar a caixa de seleção durante a instalação (ou esqueceu disso completamente), não poderá reproduzir arquivos MP3 ou assistir a vídeos online de alguns sites até instalar tudo que é necessário. Para instalar codecs multimídia clique aqui.

3. Habilite "Minimizar ao clicar" para a Dock do Ubuntu

A dock do Ubuntu (a barra de tarefas que fica no lado esquerdo da tela) torna fácil abrir, gerenciar e alternar entre seus aplicativos favoritos e aqueles que você está executando. Mas se você gosta de clicar no ícone do aplicativo para alternar entre minimizar e restaurar, terá que habilitar este recurso manualmente executando este comando no seu Terminal:  gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock click-action 'minimize' .


A mudança entra em vigor instantaneamente. Você também pode mover a dock do Ubuntu para a parte inferior da tela. Para isso, vá em Configurações do sistema > Dock e defina a posição desejada no menu suspenso.

4. Desbloqueie configurações ocultas com Tweaks

O aplicativo Tweaks (Ajustes) é uma ferramenta essencial para se ter no Ubuntu. Com o utilitário, é possível realizar ajustes e acessar uma variedade de configurações e opções que o painel de configurações padrão do Ubuntu não possui.


Usando o Tweaks, você pode alterar o tema do GTK, mover os botões da janela para a esquerda, ajustar o comportamento do mouse e trackpad, ativar "porcentagem de bateria" na barra superior, alterar as fontes do sistema, gerenciar extensões do GNOME e muito mais. Você pode obter o Tweaks agora mesmo no seu Ubuntu clicando aqui.

5. Ative a "luz noturna" para dormir melhor

A maioria de nós sabe que ficar boquiaberto diante da tela do computador antes de ir para a cama pode afetar nossa capacidade de dormir adequadamente. O Ubuntu 18.04 LTS vem com um recurso chamado “luz noturna” que, quando ativado, ajusta as cores do seu monitor, reduzindo a quantidade de luz azul que a tela emite, ajudando a promover padrões naturais de sono.

Para experimentar o recurso, vá para Configurações > Dispositivos > Monitores e marque a caixa ao lado de "Luz noturna".


6. Configure o Ubuntu para o seu laptop

O Ubuntu 18.04 LTS conta com algumas pequenas alterações na forma como o sistema operacional é executado em laptops e dispositivos portáteis. Por exemplo, para clicar com o botão direito do mouse em touchpads sem botões físicos, você precisa clicar com dois dedos  (mantenha um dedo no touchpad, toque em qualquer lugar com o outro). Clicar na área inferior direita do touchpad não funciona mais.

Se você não gosta desse comportamento, você pode usar o aplicativo Tweaks (veja a etapa 4) para alterar a configuração. Com a ferramenta, você também pode alterar a direção de rolagem, ajustar as configurações de desligamento e ativar porcentagem da bateria na barra superior.


7. Encontre aplicativos snap

Os snaps são uma ótima maneira de os desenvolvedores de aplicativos distribuírem seus softwares aos usuários Linux, independentemente de qual distro eles usem. O Ubuntu 18.04 LTS dá acesso para a Snap Store através do Ubuntu Software.


Os snaps são muito importantes em uma versão LTS do Ubuntu, pois permitem que desenvolvedores de aplicativos possam lançar atualizações de apps com mais frequência do que o repositório padrão permite. Você pode instalar as versões mais recentes de alguns softwares conhecidos e populares, incluindo: Spotify, Skype, Simplenote, VLC e muito mais.

8. Instale aplicativos Flatpak

Snap não é o único formato de pacote “universal” atualmente disponível. O Flatpak também permite que desenvolvedores distribuam seus aplicativos com segurança para os usuários Linux. O Ubuntu 18.04 LTS suporta o Flatpak, mas não é habilitado para uso imediato. Para usar os apps Flatpak no Ubuntu, clique aqui. Em seguida, você precisará instalar o repositório Flathub.

Você pode acompanhar o guia oficial de configuração no site do Flatpak. Usando Flathub, você pode instalar as últimas versões de aplicativos populares como, por exemplo, o Visual Studio Code, Steam, Kdenlive, Discord e muito mais.

9. Explore as extensões do GNOME

Com a mudança para o GNOME, o Ubuntu ganhou suporte também para as extensões do ambiente gráfico, o que é ótimo para aqueles que adoram adicionar funcionalidades extras à sua área de trabalho. Você pode instalar e usar centenas de extensões impressionantes que estão disponíveis gratuitamente no site GNOME Extensions.

Para começar, você precisará instalar um complemento no seu navegador Web (o site solicitará que você faça isso) e o conector do host chrome-gnome-shell em sua área de trabalho (apesar de ter 'chrome' no nome ele funciona com o Firefox), algo que pode ser feito clicando aqui.

Uma vez feito isso, você pode navegar no site GNOME Extensions com o Firefox ou no Google Chrome. Quando você ver uma extensão que deseja testar, simplesmente deslize o botão e alterne de 'off' para 'on' para solicitar a instalação:



Conheça algumas das melhores extensões do GNOME disponíveis:
  • Dash to Panel - combina a barra superior e dock em um único painel
  • Pixel Saver - reduz o tamanho dos títulos de janela maximizados
  • Arc Menu  - adicione um menu de aplicativos tradicional à sua área de trabalho
  • Gsconnect - conecte sem fio o Android ao desktop do Ubuntu
  • Screenshot Tool - Salve trechos da tela e faça o upload para a nuvem

Sinta-se à vontade para compartilhar suas extensões favoritas do GNOME nos comentários. Se você acha útil essa lista de coisas para se fazer após instalar o Ubuntu 18.04 LTS, compartilhe este artigo com pessoas que você conhece.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários