Debian agora possui suporte para hardware RISC-V de 64 bits


Se você sempre desejou usar o sistema operacional Debian em dispositivos RISC-V de 64 bits, agora você pode! O anúncio vem do desenvolvedor Manuel Fernandez Montecelo, que disse que depois de algumas semanas de trabalho duro, ele e sua equipe conseguiram fazer um bootstrap oficial para processadores RISC-V de 64 bits, que agora está disponível na infraestrutura debian-ports do Projeto Debian para aqueles que desejam baixar pacotes em seus dispositivos RISC-V.

"Nós temos trabalhado nas últimas semanas para fazer um (segundo) boostrap do Debian para RISC-V, e depois de algumas semanas de trabalho duro, tudo agora está pronto e importado para a infra-estrutura do Debian, em particular, debian-ports", diz Manuel Fernandez Montecelo. "Todos os pacotes que são enviados para o repositório por qualquer uma das centenas/milhares de contribuintes são construídos para cada uma das arquiteturas/ABIs quase que imediatamente, então ter "riscv64" como uma arquitetura Debian é um passo bastante crítico."

Mais de 4 mil pacotes já estão disponíveis para o RISC-V de 64 bits

De acordo com o desenvolvedor, existem atualmente mais de 4 mil pacotes Debian construídos com sucesso para a arquitetura RISC-V de 64 bits (riscv64) na infraestrutura debian-ports, que é equivalente a aproximadamente 30% dos pacotes do repositórios de software Debian Sid (Unstable). No entanto, o objetivo é construir todos os pacotes Debian que são enviados para os repositórios pelos seus mantenedores. No momento, a equipe por trás do port para riscv64 do Debian está construindo cada um desses pacotes para a arquitetura RISC-V de 64 bits quase imediatamente após o upload deles.

Aqueles que querem rodar o Debian em seus dispositivos RISC-V de 64 bits agora podem baixar pacotes Debian rv64gc (.deb) que são compilados e otimizados com sucesso para a arquitetura riscv64 clicando daqui. Normalmente, você pode encontrar pacotes Debian recém-carregados para o riscv64 apenas algumas horas depois que eles foram enviados para os repositórios.

Você pode encontrar mais detalhes no anúncio, onde Manuel Fernandez Montecelo afirma que sua equipe espera que seu trabalho ajude a continuar o desenvolvimento do hardware RISC-V de 64 bits. O Debian é atualmente suportado oficialmente nas arquiteturas amd64, i386, arm64, armhf, armel, mips, mipsel, mips64el, ppc64el e s390x.


FONTE: Softpedia

Comentários