Feral Interactive anuncia nova ferramenta que ajuda a obter melhor desempenho em jogos


A Feral Interactive, conhecida por desenvolver diversos ports de games AAA para a plataforma Linux, anunciou nesta terça-feira (10) uma nova ferramenta de código aberto criada especialmente para os jogadores Linux que promete otimizar seus computadores para que possam obter o melhor desempenho possível com jogos. Trata-se do GameMode, que entre os títulos suportados, está Rise of the Tomb Raider, que chega no Linux ainda este mês.

Desenvolvida em colaboração com Ikey Doherty, do projeto Solus, a ferramenta GameMode atualmente é capaz de configurar apenas o governor da CPU, habilitando o modo performance em vez de, por exemplo, o modo powersave (economia de energia), o que já é o suficiente para aumentar significativamente o desempenho de alguns jogos e o tempo de renderização de quadros (o frame time). Mas a Feral Interactive planeja adicionar mais recursos com plugins mode-switch adicionais, juntamente com plugins mode-switch para a configuração local do usuário, rastreamento de estado do cliente aprimorado e uma API para consultar o estado ativo da ferramenta.

“O GameMode não será enviado com os jogos; como é de código aberto, os usuários precisarão instalá-lo por conta própria usando as etapas no GitHub. A ferramenta só precisará ser instalada uma vez e funcionará com todos os futuros títulos para Linux lançados pela Feral. Ele também funcionará com jogos lançados anteriormente, desde que os usuários ajustem suas opções de lançamento no Steam", diz a Feral Interactive ao site GamingOnLinux.

O primeiro jogo que terá integração por padrão com a ferramenta, será Rise of the Tomb Raider. Os demais títulos já lançados pela empresa, precisarão ter suas opções de inicialização do Steam configuradas com:  LD_PRELOAD=$LD_PRELOAD:/usr/\$LIB/libgamemodeauto.so %command% . Isso pode ser feito nas "Propriedades" do game, indo em "Configurar opções de inicialização".

A ferramenta GameMode já mostra bons resultados

O pessoal do GamingOnLinux teve acesso antecipado a ferramenta, que durante os testes já dava bons resultados iniciais. Obviamente, isso dependerá do jogo e do hardware. Ainda, de acordo com o site, todos os testes foram realizados várias vezes para garantir que o resultado final não fosse uma casualidade. Com o jogo F1 2017, o desempenho foi o seguinte:


Isso pode não parecer uma grande diferença, no entanto, por trás dos resultados do FPS está o o frame time:


Como você pode ver, a ferramenta GameMode ajudou a reduzir o frame time enquanto aumentava o framerate, então usar a ferramenta pode ter um impacto, resultando em um jogo mais suave. Ao testar Company of Heroes 2, a diferença foi perceptível ao usar o GameMode. Quanto ao frame time, o benchmark integrado do título não fornece esses resultados:


A ferramenta não será enviada por padrão

O GameMode não será lançado como parte dos lançamentos de jogos da empresa. Em vez disso, a ferramenta é algo que você precisa escolher se quer instalar (como ela depende do systemd, ela funcionará em versões recentes das distribuições Linux).

Até que a ferramenta seja empacotada para a sua distribuição Linux favorita, será necessário um pouco de conhecimento para colocá-la em funcionamento. Mas uma vez instalado no seu sistema, a ferramenta deve funcionar por padrão com todos os jogos futuros da empresa.

Você encontrará todas as informações necessárias na página da ferramenta no GitHub. É lá também que você terá que relatar todos os problemas que encontrar durante o uso.


FONTE: GamingOnLinux | OMG! Ubuntu!

Comentários