O Gallium HUD do Mesa agora possui uma opção simples para ver o FPS dos jogos


Se você tem o costume de medir o desempenho de seus jogos, além de monitorar o uso da sua CPU ou GPU, saiba que o Gallium Heads-Up Display (HUD) amadureceu como uma opção bastante útil para os usuários do Mesa neste cenário nos últimos anos. Agora, a ferramenta conta com uma opção mais "simples" para a exibição das informações, destacando apenas o que é realmente importante para o usuário. A novidade é possível graças ao desenvolvedor Marek Olšák, da AMD.

O Gallium HUD permite a exibição de vários sinais vitais da GPU, CPU e do sistema, informações estas que são renderizados sobre os programas OpenGL para aqueles que usam os drivers Gallium3D como, por exemplo, RadeonSI, Nouveau NVC0 ou, até mesmo, LLVMpipe. O HUD é ativado por meio da variável de ambiente GALLIUM_HUD=.

Embora o Gallium HUD ofereça muitas informações úteis, com cada sensor exibindo também um gráfico de linha dos resultados, a ferramenta pode fazer com que as informações que são exibidas fiquem bastante confusas, mesmo com apenas algumas opções ativadas, como na imagem abaixo ao executar o popular teste glxgears:

GALLIUM_HUD=fps,cpu,memory-clock,shader-clock,temperature,GPU-load glxgears

Mas, felizmente, foi implementado no repositório Git do Mesa 18.1-devel o novo modo "simple" que promete facilitar ainda mais a visualização dessas informações. Se simple for o primeiro argumento passado para a variável de ambiente GALLIUM_HUD (por exemplo, GALLIUM_HUD=simple,fps,cpu,memory-clock,shader-clock,temperature,GPU-load), um HUD muito mais simples e contendo apenas texto será exibido. Veja como isso parece:

GALLIUM_HUD=simple,fps,cpu,memory-clock,shader-clock,temperature,GPU-load glxgears

Essa interface muito mais simples deve ser menos perturbadora se você estiver apenas querendo ver a taxa de quadros, a utilização da CPU ou as temperaturas durante uma gameplay, isto é, caso você não se importe com os dados históricos no gráfico de linhas.


FONTE: Phoronix

Comentários