GIMP 2.10 chega oficialmente como o maior lançamento de todos os tempos


Seis anos após o lançamento do GIMP 2.8, o software de edição de imagens finalmente ganhou um novo grande lançamento, o GIMP 2.10, que foi anunciado oficialmente na última sexta-feira (17). O GIMP pretende ser a alternativa do Photoshop para as massas e faz um trabalho muito bom nisso. O aplicativo geralmente é usado por usuários de plataformas open source, como Linux e BSD, mas também é adotado no Windows.

O mais recente lançamento, o GIMP 2.10, está sendo considerado o maior de todos os tempos, trazendo tantas mudanças que seria impossível listarmos todas aqui. Em vez disso, separamos para você as novidades que acreditamos ser as mais importantes, o que inclui o processamento de pixels com multi-thread, alta profundidade de bits e aceleração por hardware.

Isso é possível graças ao port para o GEGL (Generic Graphics Library) do mecanismo de processamento de imagens dentro do GIMP, que agora pode fazer muito mais do que isso. Também portado para o GEGL é a visualização na tela para todos os filtros que são fornecidos por padrão com a nova versão do editor de imagens.


Outra mudança interessante nesta versão é que o gerenciamento de cores é agora um recurso principal do GIMP. Além disso, a maioria das áreas de visualização e widgets agora são gerenciadas por cores. Muitas ferramentas foram aprimoradas no GIMP 2.10, incluindo as ferramentas de transformação de Handle, Warp e Unified.

Suporte básico a HiDPI, novos temas e muito mais

O suporte básico para telas HiDPI (High Dots Per Inch) agora é fornecido no GIMP, permitindo tamanhos de ícone automáticos ou selecionados pelo usuário. Novos temas foram adicionados também ao GIMP 2.10, incluindo Light, Dark, Grey e System, junto com um novo conjunto de ícones simbólicos que acompanham os antigos.

A equipe por traz do GIMP também afirmou que os novos ícones simbólicos são "destinados a diminuir o ambiente e mudar o foco para o conteúdo", o que achamos bastante útil para aqueles que usam o editor de imagens diariamente. Mas se você não gostar dos novos temas de ícones e cor, poderá escolher os antigos nas Preferências.


Entre outras mudanças dignas de nota implementadas no GIMP 2.10, podemos mencionar o suporte a vários novos formatos de imagem como OpenEXR, WebP, HGT e RGBE, suporte aprimorado para vários formatos de imagem existentes, importação de PSD muito melhor, bem como edição e visualização de metadados XMP, Exif, DICOM e IPTC.

Os recursos de pintura digital do GIMP receberam também melhorias significativas com esta grande atualização com muitos novos recursos, entre os quais podemos mencionar o suporte a pincel MyPaint, inversão e rotação de tela, bem como a pintura de simetria. Confira as notas de lançamento para mais detalhes.

Você pode baixar o GIMP 2.10 diretamente do site do desenvolvedor, clicando aqui.


FONTE: Softpedia

Comentários