GNOME 3.30 ''Almeria'' tem seu ciclo de desenvolvimento inciado


O projeto GNOME iniciou oficialmente o ciclo de desenvolvimento da próxima versão do seu ambiente gráfico, o GNOME 3.30, e lançou o primeiro snapshot para testes públicos. Trata-se do GNOME 3.29.1, que já conta com algumas atualizações nos seus principais componentes e aplicativos, mas ainda sem alterações significativas.

"Na verdade, não há muitas mudanças nos próprios módulos do GNOME, porque muitos mantenedores não forneceram tarballs atualizados, mas há novas versões para alguns aplicativos e bibliotecas", diz Michael Catanzaro, do projeto GNOME. "Notavelmente, o GNOME Shell não foi atualizado nesta versão, o que é um pouco triste."

Uma das principais alterações está nos metadados de build, onde todo o sistema básico usado para construir o ambiente gráfico GNOME passa a ser baseado no Freedesktop.org SDK (Software Development Kit), que permitirá que o GNOME use o gnome-build-meta para construir runtimes do Flatpak.

Mas não sem regressões, como parece que o suporte a Rust não está mais disponível, forçando os desenvolvedores do GNOME a fazer o downgrade da biblioteca librsvg neste primeiro snapshot de desenvolvimento do GNOME 3.30. Além disso, parece que esta é a primeira versão do GNOME a ser enviada sem o pacote Zenity. Como tal, os desenvolvedores de aplicativos são convidados a garantir que seus componentes e aplicativos não estejam mais usando o Zenity.

O ciclo de desenvolvimento do GNOME 3.30 continuará no próximo mês com o segundo snapshot de desenvolvimento, o GNOME 3.29.2, que deve ser lançado em 23 de maio. Depois disso, haverá mais dois snapshots lançados antes e depois da conferência GUADEC 2018, a versão 3.29.3 em 20 de junho e 3.29.4 em 18 de julho.

O GNOME 3.30 entrará nos estágios beta de desenvolvimento no dia 1 de agosto, com o primeiro lançamento beta, com uma segunda versão beta estando disponível em 15 de agosto. O marco Release Candidate (RC) deve chegar em 29 de agosto. O GNOME 3.30 "Almeria" está chegando oficialmente em 5 de setembro.


FONTE: Softpedia

Comentários