KDE Plasma 5.13 promete um melhor suporte para o Wayland com aplicativos de captura de tela


A adoção do servidor de exibição de próxima geração Wayland está bem lenta, mas seguramente, mudando o mundo Linux para melhor e, embora a maioria das distribuições Linux mais populares ainda não tenham adotado o Wayland por padrão, os principais ambientes gráficos, como o GNOME e KDE, continuam a oferecer suporte aprimorado ao Wayland a cada nova versão principal.

Um bom exemplo disso é o próximo KDE Plasma 5.13, onde os desenvolvedores estão fazendo um grande progresso com o componente Plasma Wayland para o próximo grande lançamento. Entre as mudanças mais significativas implementadas, está a capacidade de executar mais aplicativos Linux no gerenciador de exibição Wayland, seja como clientes nativos Wayland ou como clientes Xwayland.

"Vamos começar com uma pequena mudança, mas com grandes implicações: a decisão de não definir mais a variável de ambiente QT_QPA_PLATFORM para o wayland no script de inicialização do Plasma", explica Roman Gilg, desenvolvedor do KDE Plasma. "Uma desvantagem é que isso agora se aplica a todos os aplicativos baseados em Qt."

Configuração do mouse com Wayland e suporte a aplicativos de captura de tela

Outras grandes melhorias do Wayland para o KDE Plasma 5.13 é a capacidade de usar aplicativos de screencast para gravação e compartilhamento de tela, bem como configurar o mouse usando um novo módulo de configurações do sistema. Também parece que os usuários do ambiente gráfico poderão ajustar as cores e a gama geral de seus monitores individualmente e, com o recente suporte para xdg-output para KWayland e KWin, o escalonamento fracionário em Wayland está um passo mais próximo da realidade.


Embora ainda exista muito trabalho a ser feito para que o ambiente gráfico funcione de maneira imediata no servidor de exibição Wayland, essas melhorias são mais do que bem-vindas. De acordo com o cronograma oficial de lançamento, o KDE Plasma 5.13 Deta deve chegar em 17 de maio, e o lançamento final deve acontecer no dia 12 de junho de 2018. Infelizmente, o KDE Plasma 5.13 é um ramo de curta duração, sendo suportado oficialmente até setembro de 2018.


FONTE: Softpedia

Comentários