Lançado os sabores oficiais do Ubuntu 18.04 LTS, confira alguns destaques


Com suporte para as novidades do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), os sabores oficiais da nova versão do sistema operacional da Canonical, o que inclui o LTS (suporte a longo prazo) do Xubuntu, Kubuntu, Ubuntu Budgie e Ubuntu MATE, já estão disponíveis para download. Neste artigo, vamos dar uma olhada nos principais recursos em cada um desses sabores e por quanto tempo eles são suportados.

Kubuntu 18.04 LTS


O Kubuntu 18.04 LTS será suportado por 3 anos. O sabor baseado no KDE está ostentando a nova versão para desktop do Plasma 5.12 LTS, que traz um nível totalmente novo de polimento, elegância e fluidez para a área de trabalho.

Mudar para o tema 'Breeze Dark' do Plasma por padrão (chamado apenas de 'Kubuntu' nas configurações do tema) dá a todo o sistema operacional uma estética profundamente moderna. O tema não se estende a aplicativos, que continuam a usar o tema de luz padrão do Breeze. Além disso, o pacote mais recente do KDE Applications 17.12.3 está incluído, assim como as novas versões do navegador Firefox e da suíte de escritório LibreOffice. Você pode baixar o Kubuntu 18.04 LTS clicando aqui.

Xubuntu 18.04 LTS


Com suporte oficial de 3 anos, o Xubuntu é uma escolha confiável e confiável. A distro Linux, como seu ambiente gráfico, evita o ritmo geral de rotatividade de software em favor de uma experiência consistente e previsível. Dito isso, há algumas mudanças notáveis. Ele substituiu uma lista de seus softwares por equivalentes do desktop MATE, incluindo o visualizador de documentos Atril (substitui Evince), o gerenciador de arquivos Engrampa (substitui o File Roller) e a calculadora MATE Calculator (substitui GNOME Calculator).

Além disso, o tema GTK padrão Greybird foi atualizado com suporte a HiDPI aprimorado, suporte para estilos do GTK3 Chrome/ium e há um tema escuro opcional. O Xubuntu 18.04 vem com um novo Xfce PulseAudio Plugin. Isso pode soar como uma mudança sem graça, mas o novo applet tem um conjunto mais amplo de recursos e comportamentos do que o Indicador de Som que ele substitui.

Os fãs de notebooks podem se agradar do aprimorado utilitário XFCE Power Manager. Agora, oferece a opção de exibir a porcentagem da bateria e/ou o tempo de execução restante quando estiver usando a energia da bateria. Você pode baixar o Xubuntu 18.04 LTS clicando aqui.

Ubuntu MATE 18.04 LTS

Com um período de suporte de 3 anos, o Ubuntu MATE 18.04 LTS chega com novos layouts, incluindo uma recriação fiel do Unity, fazem do Ubuntu MATE 18.04 um refúgio para aqueles que querem o fluxo de trabalho do Unity 7.



O layout aprimorado do Mutiny vem com um HUD compatível com teclado, menu global, launcher de aplicativos de tela inteira e um novo applet de controle de janela que mescla os botões da janela na barra superior — assim como o Unity faz! O Ubuntu MATE 18.04 LTS é construído sobre a última versão do MATE Desktop 1.20. Isso traz mais refinamento e aprimoramento. Você pode baixá-lo agora mesmo clicando aqui.

Ubuntu Budgie 18.04 LTS


Com o mesmo período de suporte das novas versões dos outros sabores apresentadas anteriormente, ou seja, de 3 anos, o Ubuntu Budgie 18.04 chega como o primeiro LTS. Entre as novidades, podemos citar um novo tema GTK (Pocillo), novos applets de área de trabalho, melhoria do aplicativo 'Budgie Welcome', atalhos de teclados aprimorados, espaços de trabalho dinâmicos, suporte para MP3 pronto para uso, novos papéis de parede e suporte para OpenVNC.

O Ubuntu Budgie 18.04 também herda uma pilha de outros recursos e atualizações do Ubuntu 18.04. Da mesma forma, você descobrirá que o sabor tem suporte pronto para emoji colorido, uma nova opção de instalação mínima no instalador e suporte de primeira linha para os aplicativos Snap.

Falando em snap, o aplicativo Ubuntu Budgie Welcome, que é iniciado no seu primeiro login após a instalação (estando também disponível para ser aberto a qualquer momento no menu de aplicativo) agora é um snap. Faça download do Ubuntu Budgie 18.04 LTS clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu!
IMAGENS: OMG! Ubuntu!

Comentários