Lançado o segundo e último beta do Ubuntu 18.04 LTS ''Bionic Beaver''


A Canonical anunciou hoje (06) o segundo e último beta do seu sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). Embora muitos dos sabores oficias do Ubuntu tenham participado do primeiro beta do mês passado, esta é a primeira vez que o próprio Ubuntu 18.04 LTS obtém uma versão beta pública que os usuários podem baixar e instalar em seus computadores pessoais.

O Ubuntu 18.04 LTS é o sétimo lançamento LTS      ou seja, com suporte de longo prazo      da Canonical, e vem com várias mudanças interessantes para a comunidade Ubuntu. Estes incluem um tema ligeiramente sombrio e o X.Org Server como o servidor de exibição padrão em vez do Wayland, que é usado na versão estável atual, Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark).

Como esperado, o GNOME 3.28 é o ambiente gráfico padrão, embora alguns componentes não estejam todos atualizados, como é o caso do gerenciador de arquivos Nautilus, já que a sua versão mais atual não possui suporte para ícones na área de trabalho, exigindo que uma extensão seja instalada. Entre outras novidades, vale ressaltar também que agora existe uma opção de instalação mínima no instalador do sistema operacional e um novo aplicativo chamado GNOME To Do.


Sob o capô, o Ubuntu 18.04 LTS conta com o Linux Kernel 4.15, que inclui patches para as falhas de segurança Meltdown e Spectre, vários utilitários agora são oferecidos no formato Snap, incluindo System Monitor, Calculator, Characters, e Logs, além de um novo intervalo de suspensão automática de 20 minutos para laptops.

Além disso, agora você pode alternar facilmente entre diferentes canais de aplicativos Snap no Ubuntu Software. O Ubuntu 18.04 LTS permite também que os usuários usem o driver Synaptics com o aplicativo Settings, apesar do fato de que libinput é o driver padrão para touchpads e mouses, e o método padrão de clique para touchpads foi alterado para um clique com dois dedos.

Há também suporte para emoji colorido na maioria dos aplicativos e instalações de 32 bits não são mais suportadas no desktop. A versão final do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) está prevista para o final deste mês, em 26 de abril de 2018. Mas, até lá você pode baixar a nova versão beta agora mesmo clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Ubuntu
IMAGENS: Softpedia | OMG! Ubuntu!

Comentários