Linus Torvalds inicia o desenvolvimento do Linux Kernel 4.17 com o primeiro RC da série


Duas semanas após o lançamento do Linux Kernel 4.16, Linus Torvalds iniciou o ciclo de desenvolvimento da série 4.17 do kernel lançando a primeira versão RC (Release Candidate). Agora os testadores em todo o mundo já podem começar a baixar, compilar e instalar o próximo Linux Kernel 4.17 em suas distribuições Linux favoritas, além de, claro, poder ajudar com feedback.

No entanto, como esta é uma versão de desenvolvimento, não é recomendada para a instalação em máquinas de produção. O Linux Kernel 4.17 deve contar com várias melhorias importantes, especialmente para os usuários AMD. Além disso, existem também melhorias no gerenciamento de energia, que pode levar alguns sistemas a ter seu consumo de energia sendo reduzido em até 10%.

"A coisa mais especial que aconteceu é puramente numerologia: nós passamos a marca dos seis milhões de objetos git, e isso é razão suficiente para chamar o próximo kernel de 5.0. Exceto que provavelmente não vou, porque não quero ser previsível demais. Os números de versão são sem sentido, o que deve significar que eles nem mesmo seguem regras numerológicas bobas - mesmo se v3.0 e v4.0 estivessem na marca de 2M e 4M, respectivamente", diz Linus Torvalds no anuncio oficial do Linux Kernel 4.17 RC 1.

O primeiro lançamento RC do Linux Kernel 4.17 também remove o suporte a várias arquiteturas de hardware, incluindo M32R, Metag, FR-V, Blackfin, CRIS, MN10300, TILE e S+core. Mas, por outro lado, adiciona suporte para a NDS32, uma arquitetura RISC de 32 bits desenvolvida pela Andes Technology. Em números, a série de Linux Kernel 4.17 altera um total de 13538 arquivos, com 627723 inserções e 818855 exclusões.

Você pode baixar o Linux Kernel 4.17 RC1 através do site kernel.org. O lançamento final deve acontecer no início de junho, isto é, dependendo de quantas versões RC serão lançadas.


FONTE: Softpedia | Phoronix

Comentários