Pop!_OS deve ganhar melhorias de desempenho e gerenciamento de energia


Quando a fabricante de laptops e desktops System76 anunciou no ano passado o seu novo sistema operacional, o "Pop!_OS", com base no Ubuntu, a empresa começou com mudanças no visual do ambiente gráfico GNOME e adicionou outras pequenas melhorias. Com o tempo, os desenvolvedores da companhia passaram a investir ainda mais em aprimoramentos "sob o capô", como um processo de instalação melhorado, mas parece que eles estarão mergulhando mais profundamente à medida que começarem a explorar as otimizações de desempenho e energia.

Alguns meses atrás, a System76 contratou Sriram Ramkrishna, que anteriormente trabalhou para o Open-Source Technology Center da Intel em sua distribuição Clear Linux, mas infelizmente foi liberado durante as demissões em massa em 2016. Sriram Ramkrishna está novamente em contato com os desenvolvedores do Clear Linux enquanto ele explora "poder e desempenho em associação com System76 e Pop!_OS".

"Melhorar o poder e o desempenho é bastante importante para nós, pois aumenta a viabilidade de laptops e desktops com o Linux pré-instalado", afirma Sriram Ramkrishna, que estará explorando as otimizações de performance e gerenciamento de energia alcançadas pelo Clear Linux, incluindo uma possível obtenção do kernel da distribuição Linux da Intel rodando no Pop!_OS, o que poderia ser uma boa estrategia, mas, nesta fase, é um esforço de pesquisa e desenvolvimento.

É importante ressaltar que o Clear Linux tende a liderar o desempenho quando comparado com outras distribuições Linux, não apenas em produtos da Intel, mas também nos hardwares AMD. Qualquer coisa que a System76 possa fazer para oferecer um desempenho mais atraente em comparação com uma instalação padrão do Ubuntu, será uma grande vitória para seus clientes.

À medida que os desenvolvedores da Intel descobrem áreas para melhorar o desempenho da plataforma Linux, eles atualizam a maioria de seus patches quando aceitos no Linux Kernel, Binutils, Glibc e etc. Mas eles também ajustam seu kernel extensivamente, com CFLAGS/CXXFLAGS otimizados e várias outras otimizações que são realizadas pelos desenvolvedores do Clear Linux.

Espera-se que mais distribuições Linux começarão a buscar um melhor ajuste para eficiência energética e melhor desempenho com hardwares modernos, da mesma maneira que o Clear Linux.


FONTE: Phoronix | Clear Linux

Comentários