A Radeon RX 580 e a GeForce GTX 1060 já estão bem competitivas no Linux


Foi no ano passado que os desenvolvedores dos drivers open source RadeonSI (OpenGL) e RADV (Vulkan) estavam tentando fazer com que a Radeon RX 580, GPU com arquitetura Polaris, fosse mais competitiva com a GeForce GTX 1060, pois é o que estava acontecendo no Windows, considerando os recursos de cada GPU.

Desde então, vimos a placa de vídeo da AMD chegando cada vez mais perto da GeForce GTX 1060 seja com jogos que fazem uso da API OpenGL ou Vulkan. Agora, com Rise of the Tomb Raider finalmente sendo lançado no sistema do pinguim, a Radeon RX 580 se mostrou oferecer um desempenho surpreendente, estando bem competitiva com a GeForce GTX 1060.

Dada a extrema competitividade da Radeon RX 580 com a GeForce GTX 1060 no Linux, para que as coisas fiquem ainda mais claras, o pessoal do site Phoronix decidiu fazer dezenas de novos testes de benchmarks com configurações diferentes com este mais recente port de game feito pela Feral Interactive.

Os testes foram feitos com o Linux Kernel 4.16.2 e com o Mesa 18.1-dev disponível através do PPA Padoka. Para a GeForce GTX 1060, foi utilizado o driver NVIDIA 396.18 Beta. No lado do hardware, está o processador Intel Core i7-8700k rodando a 4.70 GHz e 16 GB de memória RAM.

Nos testes do Phoronix, a Radeon RX 580 foi quase universalmente mais rápida do que a GeForce GTX 1060. Em apenas dois casos, a placa de vídeo da AMD perdeu para a GTX 1060 em Rise of the Tomb Raider, que faz uso exclusivamente da Vulkan na plataforma Linux. Em alguns casos, como podemos ver na imagem abaixo, ambas as placas ofereciam um desempenho muito próximo:


Já com outras configurações, a Radeon RX 580 teve uma liderança mais significativa, conseguindo oferecer um desempenho que muitos usuários Linux esperam de placas de vídeo Radeon:



Graças ao grande trabalho que está sendo feito na pilha de gráficos Mesa e, claro, no kernel Linux por parte da AMD, as coisas parecem estar melhorando cada vez mais para o lado vermelho da força na plataforma Linux. As próximas da lista a se beneficiar com melhor desempenho provavelmente serão as GPUs Vega.

Confira abaixo uma visão completa do desempenho do game Rise of the Tomb Raider com essas placas gráficas concorrentes em diferentes resoluções, níveis de qualidade e configurações anti-aliasing:



FONTE: Phoronix

Comentários