Smartphone Librem 5 da Purism irá suportar o Ubuntu Touch, graças a UBports


A Purism, fabricante de laptops focados em privacidade, anunciou uma parceria com a UBports Foundation para oferecer o sistema operacional móvel Ubuntu Touch no próximo smartphone Librem 5. Liderada pelo desenvolvedor Marius Gripsgard, a UBports mantém o sistema operacional Ubuntu Touch disponível para vários dispositivos populares, incluindo Fairphone 2, Nexus 5 e OnePlus One, bem como o tablet BQ Aquaris M10.

Purism e UBports estão se unindo para oferecer o sistema operacional móvel, desenvolvido inicialmente pela Canonical, no futuro Librem 5, que arrecadou mais de US$ 2 milhões no ano passado, prometendo ser o smartphone focado em privacidade e segurança que você esperava por um bom tempo. Embora não seja o Ubuntu Touch não seja o padrão, os usuários poderão executá-lo facilmente no dispositivo móvel.

"Ter o Ubuntu Touch funcionando por padrão em um dispositivo móvel como o Librem 5 é uma abordagem ideal para oferecer facilidade de uso para as pessoas enquanto aumenta nossa base de instalação", diz Marius Gripsgard, fundador da UBports. "A parceria com a Purism nos permitirá avançar com a UBports para dispositivos comerciais bem suportados pela primeira vez. O Librem 5 será o hardware ideal para o Ubuntu Touch, particularmente porque não exigirá um subsistema Android."

Librem 5 chegando em janeiro de 2019

Quando estiver oficialmente disponível, o Librem 5 poderá executar o PureOS, baseado no Debian,  com o ambiente gráfico GNOME ou com o KDE Plasma Mobile, bem como o Ubuntu Touch, desenvolvido pela UBports, que traz o Unity 8 como interface gráfica.

O Librem 5 possui lançamento marcado para o início de 2019. Com acesso antecipado a recursos de desenvolvimento do Librem 5, o UBports será capaz de firmemente integrar o Ubuntu Touch e seus aplicativos nativos com o hardware do dispositivo.

"Ter o Ubuntu Touch eliminando completamente o Android e utilizando o nosso hardware é uma vitória para os usuários", diz Todd Weaver, CEO da Purism. "Enquanto desenvolvemos, apoiamos e recomendamos o PureOS, permitir uma alternativa aos usuários que é apoiada pela Purism só pode ajudar a causa da melhoria dos direitos digitais para os usuários."

Com isso em mente, o Librem 5 provavelmente se tornará o novo Ubuntu Phone que você sempre quis e que a Canonical não conseguiu manter vivo.


FONTE: Softpedia
IMAGEM: Softpedia

Comentários