Devs do GIMP estão a todo vapor para portar o software para o GTK3


Após o anúncio do GIMP 2.10, que foi considerado o maior lançamento de todos os tempos, especialmente por contar com melhorias significativas, como é o caso do mecanismo de processamento de imagens que passou a usar o GEGL e o suporte inicial para telas HiDPI (High Dots Per Inch), agora os desenvolvedores do editor de imagens estão trabalhando para se livrar de "dados e APIs obsoletas, idiossincrasias do GTK2" e muito mais para a próxima série principal.

Então, parece que o próximo lançamento será, de fato, o GIMP 3.0 com suporte ao GTK3 tool-kit. "GIMP 3.0" tem sido mencionado há anos e é ótimo ver um trabalho conjunto agora começando e que esta será a próxima série principal em breve, tornando-se o próximo lançamento. Mas considerando a cadência de lançamento do GIMP, ainda pode levar anos até vermos GIMP 3.0.0 estrear como estável.

Para você ter uma ideia, o processo de port e ramificação para o GTK3 foi iniciado em 2012, mas passou por períodos de muitos atrasos. Os desenvolvedores já expressaram a possibilidade de recomeçar o trabalho para se concentrar no GTK+ 4.0, que pode ser lançado no final de 2018, mas atualmente parece que eles estão direcionando todos os seus esforços no GTK 3.

Outros itens de trabalho que foram listados no roadmap do GIMP 3.0 também inclui suporte de animação aprimorado e outros recursos importantes, como melhorias no suporte a dispositivos Wacom, interfaces HiDPI e suporte a Wayland.

Enquanto o código não é mesclado para o canal master, você pode acompanhar o processo de criação do port do GIMP para o GTK3 através deste link.


FONTE: Phoronix

Comentários