KDE Plasma 5.13 contará com novidades nas telas de bloqueio e login


O próximo ambiente gráfico KDE Plasma 5.13 apresentará aos usuários novidades nas telas de bloqueio e login, que estarão reformuladas e agirão de forma bem diferente do que acontece atualmente. Por exemplo, a tela de bloqueio funcionará agora mais como um protetor de tela, mantendo o campo de senha e os controles ocultos até que você pressione um botão, mova o mouse ou toque na tela.

Você pode até definir uma apresentação de slides de imagens, um efeito animado ou uma cor sólida como plano de fundo. Além disso, toda vez que você atualizar para uma nova versão principal do KDE Plasma, as telas de bloqueio e login usarão automaticamente o papel de parede padrão dessa versão específica se você não mexer nas configurações padrão. Além disso, o widget de relógio e data agora tem um efeito de sombreamento sutil aplicado para ficar sempre visível.



"Reformulamos as telas de bloqueio e login para fornecer melhor usabilidade e estética, além de mais recursos", diz Nathaniel Graham, desenvolvedor do KDE Plasma, em uma postagem em seu blog. "A tela de bloqueio agora exibe o papel de parede padrão do Plasma e se comporta mais como um protetor de tela: somente o relógio e a data são exibidos primeiro [...] e depois de mover o mouse, digitar no teclado ou tocar na tela touchscreen, a imagem é escurecida e desfocado, e os controles se tornam visíveis".

KDE Plasma 5.13 chega em 12 de junho

Naturalmente, há mais melhorias e novos recursos no próximo KDE Plasma 5.13 do que as novidades nas telas de bloqueio e login. Entre alguns deles, podemos mencionar que as caixas de diálogo Abrir e Salvar agora exibem visualizações para vários tipos de arquivo que também são suportados pelo gerenciador de arquivos Dolphin e o espaçamento de grade agora permite que mais conteúdo seja exibido no modo Exibição de Ícones.

Também será possível configurar o Plasmoid do Monitor do Sistema com um intervalo de atualização personalizado, bem como redimensionar imagens no Gwenview por porcentagem. Além disso, o visualizador de imagens Gwenview agora exibe uma contagem do número total de imagens e vídeos, junto com a posição da mídia visualizada no momento. Há também várias outras correções de bugs e melhorias na interface do usuário, conforme detalhado no mais recente relatório semanal de Nathaniel Graham.


FONTE: Softpedia
IMAGENS: Nathaniel Graham’s blog

Comentários