O Kubuntu deve se concentrar mais no suporte aos laptops ARM do que em instalações de 32 bits


No início deste mês, os desenvolvedores do Kubuntu confirmaram que não devem mais suportar novas instalações de 32 bits com a próxima versão 18.10 do sabor oficial do Ubuntu. Agora, o desenvolvedor Valorie Zimmerman anunciou oficialmente que o Kubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) é a última versão da distribuição Linux que deve oferecer imagens ISO de 32 bits.

O primeiro sabor oficial do Ubuntu a dar o grande passo para a remoção da mídia de instalação de 32 bits foi o Ubuntu MATE, seguido de perto pelo Ubuntu Budgie, Ubuntu Studio e Ubuntu Kylin. Após uma proposta oficial do desenvolvedor Bryan Quigley, o Xubuntu e o Kubuntu também o seguiram os mesmos passos, abandonando o suporte para novas instalações de 32 bits.

Portanto, aqueles que ainda quiserem instalar qualquer um desses sabores oficiais do Ubuntu em seus computadores de 32 bits terão que confiar apenas na versão LTS atual, o Ubuntu 18.04 (Bionic Beaver), que será suportado por três anos com lançamentos regulares, até abril de 2021. A primeira grande atualização de manutenção, a 18.04.1, está programada para chegar em meados de julho de 2018.

Kubuntu com foco na arquitetura ARM

Como o mundo está se afastando do ecossistema de 32 bits, os desenvolvedores Linux também estão. O Ubuntu já abandonou o suporte para instalações de 32 bits no Ubuntu para desktop no ano passado e este ano o Ubuntu Server seguiu o exemplo. Os pacotes de 32 bits (i386) nos repositórios do Ubuntu ainda estão disponíveis para os usuários existentes, mas o foco daqui em diante será em 64 bits e ARM.

"Por enquanto, os pacotes i386 nos repositórios não estão indo embora. No entanto, acho que o tempo está passando", disse Valorie Zimmerman em nome da equipe do Kubuntu. "Por outro lado, isso significará mais atenção dos desenvolvedores sobre o material ARM mais recente, que será útil para quem tem um Raspberry Pi ou pequenos laptop/netbooks ARM."

Com isso em mente, o próximo Kubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) será apenas uma versão de 64 bits e você deve esperar um melhor suporte para o hardware ARM. Portanto, se você ainda estiver usando um computador antigo de 32 bits, talvez queira instalar o Kubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) agora e considere atualizar para um PC com processador de 64 bits em um futuro próximo.


FONTE: Softpedia

Comentários