Lançado o DXVK 0.51 com mais correções e suporte para compilação de pipeline assíncrono


Foi lançado hoje, 13 de maio, mais uma nova atualização do DXVK, a biblioteca desenvolvida especialmente para permitir que jogos e aplicativos que fazem uso do Direct3D 11 possam ser executados sobre a Vulkan através do Wine. A nova versão, 0.51, chega com correções para Far Cry 5, Hitman (2016), Shadow Warrior 2, Dark Souls 3, Overwatch, e outros jogos. As melhorias vão desde correção de problemas de desempenho até erros de shader e relatórios incorretos de vRAM para softwares de 32 bits.

Outra grande novidade do DXVK 0.51 é o suporte para compilação de pipeline assíncrono com drivers Vulkan que usam a extensão VK_PIPELINE_CREATE_DISABLE_OPTIMIZATION_BIT, que promete reduzir alguns travamentos dos jogos.

A extensão agora é suportada pela revisão mais recente do RADV (disponível através da versão de desenvolvimento do Mesa), driver Vulkan para GPUs AMD. Veremos quanto tempo levará até que o driver da NVIDIA e outros suportem esse recurso. Por enquanto, o DXVK vem com este suporte desativado e requer o uso da variável de ambiente DXVK_USE_PIPECOMPILER=1, já que este recurso pode causar travamentos com alguns games, como Prey (2017).

As notas de lançamento do DXVK 0.51 podem ser encontradas através da página oficial do desenvolvedor no GitHub, clicando aqui.


FONTE: Phoronix

Comentários