Lançado o Radeon Software for Linux 18.10 com suporte para a Vulkan 1.1 e Ubuntu 16.04.4 LTS


A AMD lançou silenciosamente seu driver Radeon Software for Linux 18.10 para a plataforma Linux. Isso foi basicamente chamado de "AMDGPU-PRO", mas agora faz parte da marca "Radeon Software", especialmente com este pacote de drivers continuando a oferecer a opção de uma pilha "AMDGPU All-Open" para complementar os componentes PRO.

O novo Radeon Software for Linux 18.10 agora adiciona suporte para o Ubuntu 16.04.4 LTS e SLE 12 SP3, mas, infelizmente, ainda não há suporte para o recém-lançado Ubuntu 18.04 LTS, que foi anunciado na semana passada. Da mesma forma, ainda não há suporte para o SUSE Linux Enterprise 15, que será lançado em breve.

Com isso, ao menos por enquanto, os usuário do Ubuntu 18.04 LTS terão que optar pelas alternativas open source disponível através da pilha gráficos Mesa. Felizmente, os drivers de código aberto já são mais do que suficiente para a maioria das pessoas. E se, no futuro, optar pelo Linux Kernel 4.17 (ainda em desenvolvimento), será possível obter suporte para o Radeon Open Compute Platform (ROCm), permitindo computação OpenCL com as placas gráficas Radeon.

Esta nova versão do Radeon Software for Linux também vem com o seu driver Vulkan de código fechado derivado do AMDVLK, permitindo suporte para a API gráfica Vulkan 1.1. Além disso, também está disponível os componentes da versão 1.6 do ROCm para computação e OpenCL.

O Radeon Software for Linux 18.10 está disponível no site oficial da AMD.


FONTE: Phoronix

Comentários