Lançado o Wine 3.9 com suporte para contextos OpenGL 4.4 por padrão no Direct3D


Foi lançada nesta sexta-feira (25) mais uma nova versão de desenvolvimento do Wine, a 3.9, que chega trazendo mais melhorias e novos recursos, como é o caso do suporte para contextos OpenGL 4.4 por padrão para a camada de tradução do Direct3D em vez de contextos legacy do OpenGL e início da implementação do Direct3D 12 usando a biblioteca VKD3D, que recentemente chegou a sua versão 1.0.

O VKD3D é uma biblioteca responsável pela tradução do Direct3D 12 para a Vulkan, assim como acontece com o DXVK, mas que por sua vez é responsável por lidar com o Direct3D 11. Os desenvolvedores prometem que os próximos lançamentos do VKD3D contarão com suporte para shaders geometry e tessellation, várias melhorias na tradução de shaders e para os métodos principais do Direct3D 12.

No Wine 3.9 também foram corrigidos um total de 33 bugs. Estes incluem problemas com o iTunes, o Photoshop Elements 11 e 12, correção para vários jogos que necessitam de suporte para perfis de núcleo do OpenGL 3.2 ou versão superior, Shader Model 4 e GLSL 1.50, bem como correções para Anno 2205, Frostpunk e muito mais.

Como sempre, os bugs marcados como corrigidos não são necessariamente problemas encontrados na versão 3.9, esses bugs podem ter estado em lançamentos mais antigos e só foram percebidos recentemente. Para mais detalhes sobre o Wine 3.9, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: GamingOnLinux

Comentários