Librem 5 terá um GNOME Shell adaptado para dispositivos móveis


Quanto mais próximo fica o prazo para a chegada das primeiras remessas do Librem 5, a equipe de desenvolvimento do smartphone baseado em Linux nos dá mais informações sobre o que podemos esperar do dispositivo. Recentemente, o diretor criativo da Purism, François Téchené, revelou mais detalhes sobre as primeiras tentativas reais de design da interface do usuário, que estará usando um shell de interface do usuário baseado no ambiente gráfico GNOME.

A primeira versão deste shell de interface de usuário móvel baseado no GNOME para o Librem 5 é chamada internamente de “phosh” e focará na eficiência e rapidez. O diretor criativo também destacou que a fabricante Purism tem planos de querer lançá-lo para upstream como o “shell móvel do GNOME”.

"Nosso objetivo com o Librem 5 é melhorar a identidade visual da linha Librem, mantendo-se perto da aparência minimalista e modesta que caracteriza a linha Librem existente", explica François Téchené. "O principal desafio do design é a necessidade de equilibrar estética, ergonomia, conveniência e limitações técnicas."


A tela inicial do novo shell para dispositivos móveis do GNOME mostrará aos usuários uma lista de aplicativos instalados. Além disso, também estará disponível uma barra superior semelhante a dos telefones Android, para que você possa visualizar informações úteis como níveis da bateria e áudio, status do Wi-Fi e GSM, hora atual, notificações de vários apps e muito mais.

Também haverá uma barra inferior para simular um botão inicial na tela, que será visível apenas ao abrir um aplicativo. Um teclado virtual também está presente e há também uma tela para notificações de chamadas recebidas. Não é muito, mas a Purism acredita que é um excelente ponto de partida para os primeiros usuários do smartphone Librem 5.

O shell minimalista deve estar pronto para o lançamento inicial do telefone Librem 5 no início de janeiro de 2019. Depois disso, a equipe de design concentrará seus esforços em aprimorá-lo com novos recursos mais atraentes, como suporte multitarefa, pesquisa integrada, bem como mais melhorias de notificação.

Enquanto isso, a Purism estará trabalhando em um aplicativo elegante de Contatos que será enviado por padrão, sendo um componente principal para os recursos de comunicação do dispositivo. Você pode vê-lo abaixo em ação.



FONTE: Softpedia | Purism

Comentários