O processador Ryzen 5 2400G já é estável com o Mesa 18.2 e Linux Kernel 4.17


O suporte para as novas APUs Ryzen na plataforma Linux tem sido um pouco confuso desde o lançamento destes processadores da AMD em fevereiro. Felizmente, com o tempo, várias correções de drivers chegaram para melhorar a estabilidade e o desempenho dessas APUs com núcleos de CPU Zen e gráficos Vega. Isso está cada vez mais claro especialmente com o Ryzen 5 2400G, que em testes recentes estava completamente estável e funcionando bem com as mais recentes tecnologias do Linux.

Para chegar a essa conclusão, o site Phoronix realizou alguns testes de benchmark usando o Linux Kernel 4.17 e Mesa 18.2, ambos ainda em fase de desenvolvimento, mas que já apresentam melhorias significativas para o Ryzen 5 2400G. Além disso, é importante estar com a BIOS da placa-mãe atualizada, algo que também deve ajudar a proporcionar bons resultados. Contudo, o Phoronix também ressalta que o Ryzen 3 2200G ainda apresenta alguma instabilidade.

"Com o Ryzen 3 2200G e a placa-mãe MSI B350M GAMING PRO usando a BIOS mais recente (2.G0) e a mesma pilha Linux [ou seja, Linux Kernel 4.17 e Mesa 18.2], tem apresentado problemas de estabilidade. Eu não tenho sido capaz de executar jogos Vulkan ou OpenGL mais do que alguns minutos sem problemas de estabilidade. Mas não parece ser um problema térmico ou qualquer problema geral de hardware, já que eu posso usar o mesmo sistema por horas com benchmarks de CPU sem que o sistema esteja passando por problemas de estabilidade, algo que acontece apena ao usar os gráficos Vega 8", diz Michael Larabel, do Phoronix.

Como relata Michael Larabel em seu artigo, o Ryzen 3 2200G ainda apresenta alguns problemas de estabilidade, mas apenas ao usar os gráficos Vega 8 do processador, o que nos leva a crer que a pilha gráfica do Linux ainda precisa de mais correções para que, finalmente, possa lidar melhor com esta APU. Felizmente, o suporte para as APUs Raven Ridge no Linux continua amadurecendo ainda mais com o tempo.

Fique agora com alguns benchmarks realizados pelo Phoronix com o Ryzen 5 2400G usando o Linux Kernel 4.17 e Mesa 18.2 no Ubuntu 18.04 LTS:


























FONTE: Phoronix

Comentários