Purism faz parceria com a Nitrokey para reforçar a segurança de seus laptops com Linux


A Purism, fabricante de laptops com Linux, anunciou recentemente que fez uma parceria com a Nitrokey, empresa especializada em segurança com soluções baseadas em OpenPGP e Hardware Security Modules (HSMs), para criar uma solução chamada Purekey com o intuito de tonar os seus dispositivos ainda mais seguros e confiáveis quando o assunto é privacidade para as linhas Librem 13 e 15.

"Muitas vezes, a segurança acontece às custas da conveniência, mas a Purekey oferece uma exceção rara. Ao manter suas chaves de criptografia em uma Purekey em vez de um disco rígido, suas chaves nunca deixam o hardware à prova de violação. Isso não apenas torna suas chaves mais seguras. Para os invasores, é mais conveniente usar as teclas em vários dispositivos. Quando o sistema precisar criptografar, descriptografar ou assinar algo, basta inserir seu Purekey; quando terminar, remova-o e coloque-o de volta no bolso", diz Kyle Rankin, CSO da Purism.


No início deste ano, a Purism anunciou sua parceria com Werner Koch, o principal desenvolvedor do GNU Privacy Guard (GPG), para criar um novo padrão de comunicação criptografado para seus dispositivos com foco em segurança e agora a empresa promete reforçar a segurança de seus dispositivos e continuar com a missão de tornar a segurança e a criptografia mais acessíveis a seus clientes com o Purekey, colocando literalmente as chaves de segurança de seus dispositivos em suas mãos. O Purekey é, na verdade, um dispositivo USB projetado para facilitar o gerenciamento de chaves seguras.

Com o Purekey, a fabricante também pretende oferecer aos seus clientes uma proteção de boot inviolável, integrando-o em seu software de boot com todas as novas remessas de laptop, e uma maneira de desbloquear com mais segurança seus laptops criptografados. Dessa forma, os clientes poderão saber se o hardware do dispositivo foi adulterado desde o momento em que saiu da fábrica e até chegar em suas mãos.

O Purekey estará disponível para compra nas próximas semanas e você poderá comprá-lo como um dispositivo autônomo se já tiver um laptop Librem ou como um complemento com uma nova compra de laptop Librem.


FONTE: Softpedia | Purism

Comentários