Quatro anos após o lançamento, APUs AMD Kaveri ganha aumento de desempenho no Linux


Se você é usuário Linux e possui uma APU AMD Kaveri, temos uma boa notícia para você: as melhorias mais recentes da pilha de gráficos Mesa para o driver AMDGPU agora renderão um desempenho muito melhor com esses chips      até duas vezes mais rápido em alguns casos! Confira agora mesmo alguns benchmarks com a APU AMD A10-7870K no Ubuntu 18.04.

Os benchmarks foram realizados pelo site Phoronix, muito famoso pelos seus testes de desempenho com o Linux. Antes de mais nada, é importante ressaltar também que as melhorias de performance para as APUs Kaveri estão apenas disponíveis através do Mesa 18.2-devel. Além disso, o driver AMDGPU DRM também precisa estar habilitado, ao invés do driver padrão Radeon DRM, algo que pode ser feito através do parâmetro de inicialização radeon.cik_support=0 amdgpu.cik_support=1.

Os testes de desempenho

Com BioShock Infinite nas configurações de qualidade média, ouve um enorme aumento no desempenho, ainda que o jogo não esteja tão jogável com esta APU Kaveri. O FPS médio aumentou significativamente com o uso do driver AMDGPU DRM em vez do Radeon DRM e ainda mais quando se usa o Mesa 18.2:



Por outro lado, o jogo de corrida DiRT Rally, também com a qualidade gráfica no médio, passou de uma média de 20 FPS para 41 FPS com o AMDGPU DRM e o Mesa 18.2:



Dota 2 a 1080p ainda não é muito jogável, mas o seu desempenho subiu um pouco:



Confira agora alguns testes de desempenho com outros jogos:









Este é um grande avanço agora na pilha de drivers AMD de código aberto para aqueles que usam a plataforma Kaveri. É uma pena que essa mudança não tenha acontecido anos atrás para tornar as APUs Kaveri muito mais capazes no sistema do pinguim.


FONTE: Phoronix

Comentários