Veja como é fácil instalar o Mesa 18.1 no seu Ubuntu 18.04 LTS


Recentemente, a pilha de drivers OpenGL e Vulkan Mesa 18.1 foi oficialmente lançada para a plataforma Linux, trazendo cache de shader GLSL habilitado por padrão para hardware Intel e suporte para o OpenGL 4.4 com placas de vídeo AMD das séries Radeon HD 5800 e HD 6900, o que deve possibilitar a execução de jogos mais modernos com essas GPUs.

Além disso, o Mesa 18.1 possui uma novidade que pode agradar aos jogadores. Trata-se de uma opção mais "simples" do Gallium Heads-Up Display (HUD) para a exibição de informações como a taxa de FPS e o uso da CPU ou GPU, por exemplo, destacando apenas o que é realmente importante. Claro existem inúmeras outras melhorias e correções que devem beneficiar os donos de placas da AMD ou aqueles que fazem uso dos gráficos integrados da Intel.

Instalando o Mesa 18.1 no Ubuntu 18.04 LTS

Você pode instalar o Mesa 18.1 no Ubuntu 18.04 LTS adicionando ao sistema operacional o PPA estável Padoka. Você também vai precisar do Synaptic, que pode ser instalado agora mesmo clicando aqui ou através do Ubuntu Software. Trata-se de um aplicativo que permite gerenciar softwares no Ubuntu, assim como uma loja de aplicativos, porém, de uma forma mais avançada.


Com o Synaptic instalado, abra o aplicativo (será solicitada a sua senha, ou seja, a senha root) pesquisando por ele no menu de apps e, na barra de menu superior do Synaptic, vá em ConfiguraçõesRepositórios. Será aberto o utilitário Programas e atualizações.

Agora vá na aba Outros Programas, onde estão listados todos os repositórios de software, e clique no botão Adicionar. Em seguida, copie e cole no campo da janela o seguinte endereço:  ppa:paulo-miguel-dias/pkppa . Depois clique em Adicionar Fonte e feche o utilitário Programas e atualizações para concluir o processo.


Agora que você adicionou o repositório onde está disponível o Mesa 18.1, ainda no Synaptic, logo abaixo da barra de menu superior, clique no botão Marcar todas as atualizações para atualizar todos os pacotes com updates disponíveis, o que inclui o Mesa. Depois confirme na nova janela que se abrir e, logo em seguida, clique no botão Aplicar na interface do Synaptic para, finalmente, atualizar os pacotes e obter o Mesa 18.1.

Com o Mesa 18.1 instalado, reinicie a máquina para que os novos recursos da pilha de drivers open source entre em vigor. Vale ressaltar que, ao realizar os processos apresentados acima, futuras atualizações estáveis do Mesa também estarão disponíveis para você.

Dica: Veja como obter suporte para a Vulkan no Ubuntu 18.04 LTS com hardware AMD ou Intel

Comentários