Apple deve abandonar o suporte para o OpenGL e OpenCL no macOS


Nos últimos anos, a Apple veio adotando e investindo em padrões abertos para o macOS, mas parece que isso pode estar mudando, pelo menos no que se refere a pilha de gráficos e de computação do seu sistema operacional. Pegando alguns de surpresa, a empresa acaba de confirmar que estará abandonando o suporte para o OpenGL e OpenCL aos poucos no macOS, começando com a próxima versão 10.14 Mojave.

Contudo, a decisão da Apple é compreensível, já que nos últimos anos a empresa veio oferecendo sua própria API gráfica e de computação, chamada Metal, no macOS e iOS. Além disso, sua pilha OpenGL não era atualizada em anos e ficou atrás dos avanços do OpenGL 4.x upstream do consórcio The Khronos Group.

Infelizmente, essa decisão não vem por causa do suporte para a Vulkan, mas apenas para a API Metal. Os aplicativos  que fazem uso do OpenGL e OpenCL ainda funcionarão no macOS 10.14 e a Apple ainda não revelou quando será removido o suporte real do driver, mas, talvez, isso dependa do tempo que os desenvolvedores levarão para migrar as suas aplicações para a Metal, entre outros fatores.

Os jogos no Linux estão seguros, graças ao MoltenVK

A decisão da Apple de abandonar o suporte ao OpenGL em favor do Metal pode ter um grande impacto na chegada de novos jogos na plataforma Linux, para melhor ou para pior, especialmente quando levamos em consideração que os desenvolvedores de games indie usam soluções prontas, como a engine Unity. Não é só isso, desenvolvedoras como a Virtual Programming, que usa OpenGL em seus ports de títulos AAA com o intuito de obter suporte multiplataforma, podem também ser prejudicadas.

Isso poderia levar os desenvolvedores a abandonar o suporte para o macOS devido à pequena participação de mercado e, por conta disso, não valeria a pena aprender outra API (fechada), ou poderia significar que o OpenGL seria abandonado de vez pelos estúdios em favor do Metal, fazendo com que os games não ganhem sua versão para Linux.

Além disso, com o OpenCL inicialmente sendo desenvolvido pela Apple e, até mesmo, mantendo as marcas registradas para ele, é uma pena que a empresa esteja abandonando o OpenCL também em favor do Metal Performance Shaders. O OpenCL não tem prosperado exatamente em termos de adoção por aplicativos de desktop e, agora, com o macOS tornando o suporte obsoleto, é ainda menos provável que esse padrão de computação de GPU ganhe terreno em mais aplicativos de desktop entre plataformas.

Mas, apesar da Apple não suportar oficialmente a Vulkan no macOS e iOS, já é possível obter a Vulkan rodando sobre a Metal através do MoltenVK      que se tornou open source graças a Valve     , que já consegue oferecer um bom desempenho, maior até que o OpenGL. Esperamos ver mais estúdios de jogos considerando a Vulkan/MoltenVK com a necessidade de seguir em frente com OpenGL enquanto muitos desenvolvedores se preocupam com suporte multiplataforma.


Agora só resta esperar para ver qual será o próximo passo dos desenvolvedores e se o MoltenVK será amplamente adotado.


FONTE: Phoronix | Apple

Comentários