Atualizações HID para o Linux Kernel 4.18 traz o driver do Steam Controller


Atualmente, para se obter suporte ao Steam Controller, é necessário ter o cliente Steam instalado ou é preciso recorrer a aplicativos de terceiros, como é o caso do SC Controller. Agora, finalmente, o driver para suportar o periférico da Valve estará disponível por padrão no próximo Linux Kernel 4.18. O driver não foi desenvolvido pela Valve, o que possibilita que o controle possa funcionar como um dispositivo de entrada normal e que não fique limitado ao uso sob o cliente Steam.

Este driver de kernel foi desenvolvido através de engenharia reversa e pode exportar um mouse e teclado virtual e dispositivo(s) HID personalizado(s) ao sistema, permitindo que o Steam Controller seja usado com qualquer aplicativo para Linux. O suporte para o monitoramento da bateria também está presente. Contudo, o driver funciona tanto com conexão USB quanto com a conectividade sem fio do periférico.

Quando o cliente Steam é iniciado, o driver do aplicativo da Valve ainda deve funcionar normalmente, sem que o driver de kernel interfira. Este novo driver tem estado em desenvolvimento nos últimos meses e se saiu muito bem agora atingindo o estado mainline e configurável através da opção HID_STEAM via Kconfig.

O driver faz parte das atualizações HID para a janela de mesclagem do Linux Kernel 4.18. Outros trabalhos HID neste ciclo inclui o suporte a teclado Redragon Asura, suporte a especificação de touchpad de precisão do Windows 8.1, vários aprimoramentos de dispositivos Wacom e muito mais.


FONTE: Phoronix

Comentários