Com foco em privacidade e segurança, smartphone Librem 5 chega em janeiro de 2019


A Purism, fabricante conhecida por seus laptops baseado no Linux, focados em segurança e privacidade, anunciou nesta quarta-feira (6) que seu smartphone Librem 5 está dentro do prazo previsto para o lançamento em janeiro de 2019. Isso também significa que estará disponível o Dev Kit com as mesmas especificações de base do design final do dispositivo. Além disso, a companhia conseguiu finalizar o design do case e do shell da interface do usuário, bem como os aplicativos "Contatos" e "Chamadas".

"O progresso que fizemos nos últimos sete meses é empolgante, e é emocionante ver o Librem 5 muito mais perto de chegar nas mãos dos usuários", diz Todd Weaver, fundador e CEO da Purism. "Temos uma equipe extremamente qualificada de engenheiros e projetistas construindo o Librem 5 de acordo com o cronograma, bem como nossos recursos de fabricação comprovados para atender às nossas metas de entrega."

O Librem 5 oferecerá aos usuários controle total sobre seus dispositivos móveis

Prometendo dar aos usuários a liberdade de que precisam e controle total sobre seus dispositivos móveis, o Librem 5 terá recursos ainda não vistos em smartphones convencionais, incluindo chamadas criptografadas, capacidades nativas de VoIP (Voz sobre IP), armazenamento criptografado de ponta a ponta, SMS, email, serviços VPN pré-configurados, suporte a uma ampla variedade de sistemas operacionais baseados no Linux e um slot para um smartcard de criptografia.

O dispositivo também oferecerá suporte a redes móveis GSM, UMTS, 3G, 4G e LTE, Wi-Fi e conexões sem fio via Bluetooth, além de interruptores no hardware para a câmera e o microfone para evitar violações de privacidade. O código fonte do Librem 5 estará publicamente disponível após o lançamento para permitir que os usuários o modifiquem como acharem adequado ou desenvolvam aplicativos e serviços adicionais para o smartphone.


Devido ao seu design focado na privacidade, o dispositivo também promete abordar as crescentes preocupações com a privacidade de inúmeros usuários, incorporando apenas componentes de software livre e open source. O aparelho rodará o sistema operacional PureOS, baseado no Debian, e usará uma interface gráfica baseada no shell para desktop do GNOME.

Além de contar com o shell do GNOME adaptado para dispositivos móveis, o Librem 5 suportará a interface gráfica KDE Plasma Mobile e receberá um port do Ubuntu Touch, graças a UBports. A Purism tem parcerias com vários fabricantes de hardware para aumentar a segurança do dispositivo, como a próxima Librem Key que será desenvolvida pela Nitrokey.

O Librem 5 já está disponível na pré-venda com um preço a partir de US$ 599.


FONTE: Softpedia | Purism

Comentários