Debian 8 ''Jessie'' chegou ao fim do suporte de segurança


Foi no último domingo, 17 de junho, que marcou o fim do suporte de segurança para o Debian 8 "Jessie", que agora chegou ao fim da vida. Lançado há mais de três anos, em 25 de abril de 2015, o sistema operacional é atualmente considerado o ramo Debian "oldstable" desde a chegada do Debian "Stretch" há um ano atrás, em 17 de junho de 2017. Como tal, a série "Jessie" agora não receberá mais atualizações de segurança.

O suporte de segurança para o Debian 8 será entregue nas mãos da equipe Debian LTS (Long Term Support), que trabalhá apenas em atualizações adicionais, mas apenas para um número limitado de pacotes e arquiteturas como i386, amd64, armel e armhf. Isso irá seguir por mais dois anos, portanto, é esperado que a série "Jessie" receba suporte LTS pelos próximos dois anos, até 30 de junho de 2020.

Se você quiser continuar usando Debian 8, mesmo depois que o suporte LTS terminar em 30 de junho de 2020, você pode estender ainda mais sua vida útil através da oferta comercial Extended Long Term Support (ELTS), disponível apenas para i386 e arquiteturas amd64. O suporte estendido a pós o término do LTS para o sistema operacional terá início de 1 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021.

Caso contrário, se você ainda estiver usando o Debian 8 "Jessie" em seu computador pessoal, é recomendado que você comece a se preparar para atualizar para a última versão estável do sistema operacional, o Debian 9 "Stretch," que receberá suporte de segurança regular até junho de 2020 e mais dois anos de suporte LTS, até junho de 2022.


FONTE: Softpedia | Debian

Comentários