Lançado o DXVK 0.61 com melhorias de desempenho para GPUs NVIDIA e mais correções


Foi lançado nesta quinta-feira (28) mais uma nova versão do DXVK, a biblioteca que permite rodar jogos e aplicações que fazem uso do Direct3D 11 sobre a API gráfica Vulkan no Linux usando o Wine. Estamos falando do DXVK 0.61, que conta com várias correções de renderização relacionadas com o métodos de anti-alising MSAA, bem como para erros de validação com Project Cars e vários outros jogos desenvolvidos na Unity Engine.

Embora o DXVK já tenha mostrado ser bastante eficiente em comparação com a camada de compatibilidade baseada no OpenGL para o D3D11 no Wine, com a versão 0.61 há ainda mais aprimoramentos de desempenho, como é o caso das melhorias de performance "significativas" para algumas placas de vídeo da NVIDIA.

As melhorias de desempenho para GPUs da NVIDIA é possível graças ao uso da extensão VK_KHR_DEDICATED_ALLOCATION, juntamente com o driver oficial da NVIDIA, que permite a compressão de cores DCC (Delta Color Compression) e outras otimizações. Dependendo do jogo e do hardware, pode haver benefícios de cerca de 20% com GTA V, Witcher 3 e outros games.

Contudo, os donos de GPUs da AMD também devem se beneficiar com algumas melhorias de desempenho. Além disso, os desenvolvedores do projeto também garantem melhor utilização da GPU em alguns jogos e redução da sobrecarga de desempenho do HUD (Heads-Up Display).

Por último, mas não menos importante, foram corrigidas também decorações de shader incorretas, que causavam problemas de renderização com o driver ANV, o Vulkan da Intel para Linux. Para mais detalhes sobre o DXVK 0.61, não deixe de conferir anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: DXVK/GitHub

Comentários