Lançado o KDE Plasma 5.13 como o melhor lançamento da série


Foi lançado nesta terça-feira (12) o KDE Plasma 5.13, que chega com diversas melhorias e novos  recursos, além de ser considerado o melhor lançamento da série Plasma 5.x. Com foco na estabilidade, o ambiente gráfico agora conta com novas telas de bloqueio e login, que oferecem uma transição suave de desfoque para exibir os controles, as páginas do painel de Configurações do Sistema foram redesenhadas para tornar mais fácil para os usuários configurar temas, fontes e muito mais.

Além disso, também está disponível a integração com o Plasma Browser para todos os principais navegadores web do mercado, permitindo que os usuários possam gerenciar diretamente do KDE Plasma 5 os downloads e a reprodução multimídia.


"Os membros da equipe do Plasma têm trabalhado arduamente para continuar a tornar o Plasma um desktop leve e responsivo que carrega e roda rapidamente, mas permanece cheio de recursos com uma aparência elegante. Passamos os últimos quatro meses otimizando a inicialização e minimizando o uso da memória, proporcionando um tempo de trabalho mais rápido para o desktop, melhor desempenho no tempo de execução e menos consumo de memória", diz os desenvolvedores no anúncio oficial.

"Os recursos básicos, como os pop-ups do painel, foram otimizados para garantir que eles sejam executados sem problemas, mesmo no hardware de menor custo. Nossas equipes de design também não descansaram, produzindo novas e belas telas de bloqueio e login integradas", concluíram.

Melhorias para o KWin, Plasma Discover e muito mais

O KDE Plasma 5.13 também conta com melhorias para o gerenciador de janelas e compositor KWin relacionadas com efeitos para desfocagem e alternância de área de trabalho virtual, além de melhor suporte ao Wayland graças à reimplementação de regras de janela, suporte inicial a compartilhamento da área de trabalho e screencasts, bem como uso de alta prioridade de contextos EGL. O gerenciador de pacotes gráfico Plasma Discover também recebeu uma interface atualizada que mostra classificações, opções de classificação e ícones temáticos para todos os aplicativos, junto com um melhor suporte para os formatos universais Snap e Flatpak.



Outras mudanças notáveis ​​adicionadas na nova versão do ambiente gráfico incluem uma prévia tecnológica da integração de menu global GTK+, um widget de Reprodutor de Mídia renovado, suporte para estações astronômicas e fases lunares no plugin Plasma Calendar, um novo botão para limpar o histórico de pop-ups de notificação, suporte para captura de tela e screencast para aplicativos Flatpak e Snap, bem como a capacidade de fechar remotamente os cofres abertos com o KDE Connect e oferecer suporte a cofres offline no Plasma Vault.

Por último, mas não menos importante, agora é possível copiar a data e hora atuais no widget Relógio Digital para a área de transferência, vários plugins do KRunner foram atualizados para oferecer aos usuários acesso mais fácil ao seletor de caracteres e aos perfis do Konsole, agora o Plasma exibe um novo pop-up de diálogo ao conectar um monitor externo para facilitar a configuração de sua posição e foi adicionado a capacidade de fazer fallback para renderização de software se nenhum driver OpenGL estiver presente no sistema host.

Próximos lançamentos da série KDE Plasma 5.13.x

O ambiente gráfico KDE Plasma 5.13 agora está oficialmente disponível, embora possa demorar um pouco até que ele chegue aos repositórios estáveis ​​de software das principais distribuições Linux. Os usuários que usam a série KDE Plasma 5.12 suportada a longo prazo ainda não devem atualizar, já que a primeira atualização de manutenção do KDE Plasma 5.13 está programada para a próxima semana, em 19 de junho, seguida pelo KDE Plasma 5.13.2 no final deste mês, em 26 de junho. O KDE Plasma 5.13 será suportado apenas até setembro de 2018.


FONTE: Softpedia

Comentários