Lançado o Regata OS 19 com melhorias para GPUs AMD, SteamVR, economia de energia e muito mais


Agora que o Linux Kernel 4.17 já está oficialmente disponível, foi lançado nesta terça-feira (5) o Regata OS 19 (Apollo) com diversas melhorias e novos recursos, graças a adição de algumas das últimas tecnologias disponíveis na plataforma Linux. Isso permite que o sistema operacional ofereça um melhor suporte para hardwares mais recentes, já que o foco são jogadores e criadores de conteúdo.

No Regata OS 19, o ambiente gráfico KDE Plasma foi atualizado para a versão 5.12 LTS (Long Term Support, ou seja, Suporte de Longo Prazo), que promete trazer maior estabilidade e confiabilidade, bem como vários novos recursos e melhorias. Além disso, a nova versão do KDE Plasma também faz menor uso de recursos da CPU e memória RAM, o que o torna mais suave e rápido que a versão anterior, KDE Plasma 5.8 LTS, presente no Regata OS 18.1.


Além disso, existem também algumas melhorias na economia de energia que, dependendo do hardware do usuário, pode existir uma queda mensurável no uso de energia, mesmo em alguns casos sob carga, sem sacrificar o desempenho. Isso pode levar alguns sistemas a obter uma queda no uso de energia em até 10% ou mais. Além disso, agora existe suporte inicial para recursos de eficiência de energia semelhante ao WattMan para GPUs AMD.

Melhor suporte para GPUs da AMD

Se você possui uma placa de vídeo da AMD e que obter um bom suporte sem fazer nem um esforço, a nova versão do sistema operacional certamente irá agradar você. Graças aos recentes trabalhos da AMD implementados no Linux Kernel 4.17, o Regata OS 19 chega com melhor suporte para as GPUs Radeon. Entre os recursos, está atomic mode-setting, áudio via HDMI/DP, FreeSync (quando as interfaces restantes chegarem), suporte para os recursos do HDMI 2.0 e muitas outras melhorias e correções importantes.

Além disso, graças a implementação da pilha gráfica Mesa 18.1, também está presente o suporte para VP9 VA-API e HEVC para o VCN (Video Core Next) presente, por exemplo, nas novas APUs da AMD Raven Ridge, bem como suporte para codificação de vídeo HEVC usando o UVD (Unified Video Decoder). Há suporte também para a futura GPU Vega 12.

A Regata OS Store recebeu um pouco mais de atenção

A Regata OS Store recebeu melhorias significativas no visual e ganhou uma barra de progresso que pode ser minimiza para que você continue navegando na loja para instalar outros aplicativos, se assim desejar, enquanto que pode ficar monitorando o progresso de instalação dos apps. Mais novidades ainda estarão chegando na Regata OS Store para tornar a experiência dos usuários ainda melhor.



Melhor suporte para multi-GPU e SteamVR

Entre os principais destaques do X.Org Server 1.20, presente no Regata OS 19, está o suporte para a biblioteca GLVND/GLXVND do lado do servidor, permitindo que diferentes drivers OpenGL retornem diferentes telas X. Isso deve ajudar em configurações multi-GPU em que diferentes drivers OpenGL estão em execução para um melhor suporte ao hardware.

Outra grande novidade são as melhorias no suporte para para headsets VR. Além disso, o compositor do SteamVR também passará a ter acesso direto ao hardware sem que o servidor Xorg fique no caminho.

O melhor Regata OS para jogos

O Regata OS 19 é considerado o melhor lançamento para jogos de todos os tempos, mas isso não é à toa. O sistema operacional vem por padrão com a Vulkan 1.1 para hardware AMD e Intel, o que é ótimo quando se quer jogar os últimos lançamentos de games para Linux, especialmente os títulos publicados na plataforma Linux pela Feral Interactive. Somando a isso, o modo de jogo (Gaming Mode) do Regata OS 19 foi aprimorado para que você possa obter melhor desempenho ao executar jogos Vulkan.

Além disso, também há suporte para o OpenGL 4.4 com placas de vídeo AMD das séries Radeon HD 5800 e 6900, o que possibilitará a execução de jogos mais modernos que fazem uso do OpenGL. Os donos de placas de vídeo da NVIDIA devem instalar o driver da empresa através da loja de aplicativos, caso queiram obter melhor desempenho e, claro, suporte para a Vulkan com os seus hardwares.

Se você adora gravar suas gameplays com, por exemplo o OBS Studio, vai gosta de saber que o Regata OS 19 conta com o framework multimídia FFmpeg 4.0, que possui suporte aprimorado para as tecnologias de codec da NVIDIA, NVENC e NVDEC (precisa que o driver NVIDIA esteja instalado). No lado da AMD, agora existe suporte para os encoders AMD AMF H.264 e HEVC (H.265).

Download do Regata OS 19 Apollo

Você pode fazer download agora mesmo da imagem ISO do Regata OS 19 Apollo através deste link (para baixar a ISO em inglês, clique aqui). Você pode testar o sistema operacional em modo live, mas com a opção de instalá-lo permanentemente no seu PC.


FONTE: Regata OS Blog

Comentários