Mir 0.32 chega com suporte melhorado para o Wayland


Enquanto no ano passado a Canonical parou de desenvolver o Unity 8 e reduziu seu trabalho no servidor de exibição Mir para se concentrar na compatibilidade com o Wayland e adaptá-lo para casos de uso de IoT (Internet das Coisas), o Mir continua amadurecendo. Desta vez, Alan Griffiths, da Canonical, acaba de anunciar o lançamento da enorme atualização Mir 0.32.

"Com o Mir 0.32, chegamos a um ponto em que o suporte do Wayland e, mais importante, o suporte aos toolkits está atingindo e excedendo o suporte da API do cliente Mir herdado. Embora ainda existam alguns recursos (por exemplo, screencasting) que só podem ser acessados pela API herdada do cliente Mir, eles não afetam a maioria dos clientes e, para os usos da IoT, o Wayland é a abordagem que documentamos e recomendamos", explica Alan Griffiths.

A nova versão do Mir oferece suporte a Wayland muito melhor com copiar/colar, suporte de sub-superfície, correção de bugs e outros tipos de suporte. Igualmente grande com o Mir 0.32 está funcionando o suporte a logins para que sessões Mir como EGMDE ou UBports Unity 8 possam ser facilmente iniciadas a partir do gerenciador de login/display do sistema.

Agora também há suporte na camada de abstração MirAL para o lançamento de clientes Wayland e o uso do Wayland em um shell baseado em Mir, várias melhorias na biblioteca, uma tonelada de bugs corrigidos e outros aprimoramentos.

Para mais detalhes técnicos, não deixe de conferir o anúncio oficial do Mir 0.32, clicando aqui.


FONTE: Phoronix

Comentários