NUCs com a 7ª geração de processadores da Intel agora são certificados para o Ubuntu


A Canonical anunciou nesta quinta-feira (21) que uma lista de NUCs da Intel equipados com a 7ª geração de processadores da empresa agora está oficialmente certificada para o Ubuntu. Se você estava de olho em um desses dispositivos para o trabalho de desenvolvimento, Internet das Coisas (IoT) ou para usar como um centro de entretenimento na sua sala de estar, ficará satisfeito em saber que pode instalar e executar o Ubuntu 16.04 LTS sem encontrar grandes problemas.

Como você pode imaginar, apenas o Ubuntu 16.04 LTS está certificado para o uso nesses dispositivos e não o Ubuntu 18.04 LTS, o mais recente lançamento de suporte a longo prazo. Contudo, nada impede que você instale o Ubuntu 18.04 ou, até mesmo, distribuições Linux baseadas no Ubuntu, como os seus sabores oficiais.

“O hardware Ubuntu Certified passou pelo nosso extenso processo de testes e revisão para garantir que o Ubuntu funcione bem e pronto para o seu negócio. Trabalhamos de perto com OEMs para disponibilizar em conjunto o Ubuntu em uma ampla gama de dispositivos”, diz a página de hardwares certificados do Ubuntu.
No seu comunicado à imprensa para anunciar essa novidade, a Canonical também destaca a capacidade de instalar, implantar, gerenciar e executar softwares no formato Snap como uma maneira pela qual o Ubuntu pode “aumentar a versatilidade do Intel NUC”.

"Os fabricantes de dispositivos podem aumentar ainda mais a versatilidade do Intel® NUC, instalando aplicativos em seu hardware por meio de snaps, permitindo novos recursos e funcionalidades. Snaps – o formato universal de empacotamento de aplicativos para Linux – pode ser instalado a partir da Snap Store ou um fabricante pode criar e gerenciar os seus próprios através do snapcraft.io", diz a Canonical.

"A adição de snaps ao hardware de um fornecedor proporciona uma rota para atualizações contínuas de recursos, correções de segurança e abre a porta para adicionar novas funcionalidades, levando os fluxos de receita adicionais."

Oito gerações de Intel NUCs foram lançadas até agora, mas é a sétima geração, que possui CPUs Core i3, i5 e i7 baseados na microarquitetura Kaby Lake, que são certificadas para o Ubuntu. Cerca de 15 dispositivos foram verificados quanto à compatibilidade, incluindo alguns dos mais orientados para a indústria, como o NUC7i5DNK PC, que usa um Intel Core i5-7300U.

Você pode ver a lista completa de Intel NUCs certificados para o Ubuntu no anúncio oficial da Canonical, clicando aqui.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Ubuntu

Comentários