TrackMania Nations Forever agora está disponível para Linux como um Snap


Se você curte a série de jogos TrackMania, certamente ficará feliz em saber que TrackMania Nations Forever agora está disponível para Linux como um aplicativo Snap. Esta pode não ser uma surpresa para muitos, já que recentemente falamos do Winepak, porém, o projeto pretende fazer uso do formato universal Flatpak, em vez do Snap, para facilitar a vida dos usuários que querem instalar aplicativos do Windows com a ajuda do Wine na sua distribuição Linux favorita.

Antes que você pergunte, o jogo não foi portado para Linux. Assim como acontece com o Winepak, o Snap do TrackMania Nations Forever está rodando com um ambiente Wine e ao que pudemos ver ainda está em seus estágios iniciais. Entre os problemas conhecidos, o jogo demora muito para abrir na primeira execução e o driver de vídeo NVIDIA da série 396 ainda não é suportado, mas apenas a verão 390.


Por traz do pacote Snap, está Martin Wimpress e Alan Pope, da Canonical, que se dizem "inspirados" por alguns dos colaboradores da comunidade que estão usando aplicativos Windows. "Decidimos criar snaps de jogos do Windows como um projeto de fim de semana de férias", diz Martin Wimpress. Caso você esteja interessado em testar o jogo, basta executar  sudo snap install tmnationsforever --edge  sudo snap connect tmnationsforever:joystick . Quando o jogo estiver disponível no canal estável, certamente poderá ser instalado através das lojas de aplicativos.

"Além de ser um jogo legal do Windows, ele fica confinado para não mexer em qualquer coisa do WINE que você já tenha configurado. O Snap tmnationsforever também é um modelo no qual qualquer pessoa pode criar snapshots de jogos e aplicativos compatíveis com o WINE", explica Martin Wimpress.

Mesmo que você não seja muito fã do Wine, terá que concordar que trazer jogos antigos e gratuitos para o Linux dessa forma, especialmente aqueles que certamente não receberão seus ports, mas que funcionam tão bem com o Wine, parece ser uma boa ideia. Ter tudo configurado para você como um único pacote Snap, certamente torna tudo muito mais fácil também.

Para mais detalhes, não deixe de conferir a página oficial do projeto no GitHub.


FONTE: snapcraft.io | GamingOnLinux

Comentários