Winepak pode facilitar ainda mais a instalação de aplicativos do Windows no Linux


Em breve, poderá ser ainda mais fácil instalar seus aplicativos favoritos do Windows no Linux, graças ao novo projeto Winepak, que como você pode imaginar a partir do nome, está focado em empacotar os aplicativos Wine como pacotes Flatpak para um uso mais rápido e livre de problemas. Então, ao invés de você ter que encontrar o instalador de um software, abri-lo com o Wine (ou com a ajuda do PlayOnLinux ou Lutris, por exemplo) e percorrer as várias etapas necessárias para instalá-lo corretamente, basta instalar um app Winepak.

"Encontre os aplicativos do Microsoft Windows que você tanto deseja pesquisando no repositório winepak, seja pelo centro de software ou pelo terminal". diz o site do projeto. “O Winepak instala arquivos personalizados de desktop e appdata, integrando-se perfeitamente ao seu desktop.”

Embora sejam os primeiros dias do projeto, vários jogos parecem estar disponíveis no repositório do Winepak, incluindo Fortnite, Overwatch e World of Warcraft. Também está disponível o Internet Explorer 8, um jogo bem difícil no qual você navega na Web em busca de uma preciosidade rara e pouco vista: um site que não parece estar quebrado. Alguns jogos e aplicativos dependem de extensões específicas do Wine ou scripts do wine-tricks sendo executados. O Winepak poderia automatizar, facilitando a vida dos usuários.

Muitos aplicativos e jogos têm licenças que permitem algum tipo de redistribuição e/ou re-embalagem; e para aqueles que não permitem isso, não há nada que impeça o arquivo manifest de buscar um instalador oficial de um site como parte do processo de configuração (isso é o que os aplicativos Flatpak do Spotify e Steam fazem).

Existem também planos para fornecer uma loja virtual para que os usuários possam navegar pelos “Winepaks” disponíveis sem usar a linha de comando, GNOME Software ou KDE Discover. Como o projeto usa Flatpak, deve ser possível instalar aplicativos Wine em várias distribuições Linux, do Ubuntu ao Arch, tudo a partir de um único repositório.

Para mais informações sobre o projeto, e para ajudar a testar acesse a página do Winepak no GitHub.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários