Agora é possível instalar no Fedora um kernel baseado no Clear Linux


Embora as modificações do kernel seja apenas uma parte das otimizações implementadas no Clear Linux, da Intel, para garantir um melhor desempenho, um usuário do Fedora, chamado de Manas Mangaonkar, tomou a liberdade de preparar uma build do kernel do Fedora com base nas configuração do kernel da distribuição Linux da Intel.

O usuário criou um kernel para o Fedora no serviço de empacotamento COPR para aqueles que desejam experimentar um kernel Linux otimizado pelo pessoal do Clear Linux, porém, sem sair do Fedora 28 ou do Fedora Rawhide. O repositório de Manas Mangaonkar no COPR pode ser encontrado em pac23/High_Performance_Clear_Linux_kernel_for_Fedora.

Esta build do kernel surgiu como parte de uma discussão na lista de desenvolvimento do Fedora sobre as otimizações do Clear Linux e o que potencialmente poderia ser relevante para os desenvolvedores do Fedora. A mensagem do repositório diz: "Kernel do Clear Linux, da Intel, empacotado para o fedora. O objetivo deste kernel é imitar um desempenho similar ao do Clear Linux em máquinas baseadas em Intel rodando o Fedora. O Kernel suporta apenas desempenho acelerado [por hardware] em CPUs Intel, o desempenho similar em máquinas baseadas em AMD não é garantido."

Mas é importante ter em mente que os desenvolvedores da Intel que trabalham no Clear Linux fazem muito mais do que simplesmente construir um kernel modificado. Eles também aplicam uma variedade de pacotes ao kernel e modificam muitos outros componentes importantes como Glibc e GCC quando necessário, várias otimizações de compilador e uma variedade de outras abordagens de otimização      muitas das quais podem ser encontradas através do site ClearLinux.org ou em seus códigos e patches open source no GitHub.


FONTE: Phoronix

Comentários