Canonical anuncia o novo Minimal Ubuntu para clouds públicas e Docker Hub


A Canonical anunciou na última segunda-feira (09) o novo sistema operacional Minimal Ubuntu, que além de contar com uma quantidade mínima de pacotes, foi projetado e otimizado para uso automatizado pelas massas em clouds públicas e Docker Hub, prometendo oferecer aos usuários segurança de ponta, excelente desempenho, estabilidade e confiabilidade em todos os momentos.

Se você deseja usar a menor imagem de base do Ubuntu para operações automatizadas em clouds públicas, você precisa usar o novo Minimal Ubuntu, que é mais de 50% menor que a imagem padrão do Ubuntu Server e oferece inicialização (boot) até 40% mais rápido.

"O pequeno espaço ocupado pelo Minimal Ubuntu, quando implantado com o rápido provisionamento de VM da GCE, ajuda a proporcionar tempos de inicialização drasticamente aprimorados, tornando-os uma ótima opção para desenvolvedores que desejam desenvolver seus aplicativos no Google Cloud Platform", diz Paul Nash, gerente de produto do grupo do Google Cloud.

Além disso, o Minimal Ubuntu permanece totalmente compatível com a base de pacotes padrão do Ubuntu, o que significa que é possível instalar qualquer software disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu e executar qualquer operação padrão do Ubuntu. O novo sistema operacional também é alimentado por um kernel otimizado para KVM.

Minimal Ubuntu está disponível para EC2, GCE, LXD e OpenStack

Duas versões do novo sistema operacional Minimal Ubuntu estão disponíveis para download em várias clouds públicas populares, como Amazon EC2 e Google Compute Engine (GCE), no Amazon Web Services (AWS) e no Google Cloud, bem como no LXD pure-container hypervisor da Canonical e em soluções OpenStack baseadas em KVM.

As versões do sistema operacional são baseados no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) e no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), com o Minimal Ubuntu 16.04 LTS sendo suportado até abril de 2021 e o Minimal Ubuntu 18.04 LTS com suporte oficial até abril de 2023.

Além disso, há uma imagem Docker disponível para o Minimal Ubuntu 18.04 LTS, que tem apenas 29 MB de tamanho e pode ser usada por desenvolvedores como um ponto de partida de container altamente eficiente para implantar aplicativos com várias clouds. Ele pode ser usado no Docker Hub para fluxos de trabalho modernos do Docker ao lado do Kubernetes.

Mais detalhes sobre o novo Minimal Ubuntu podem ser conferidos no anúncio oficial da Canonical, clicando aqui.


FONTE: Softpedia

Comentários