Canonical corrige falhas de inicialização no Ubuntu 18.04 LTS e 16.04 LTS


Cerca de duas semanas atrás, a Canonical corrigiu uma regressão que levaria a falhas de inicialização em algumas máquinas AMD com o sistema operacional Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr), que foi causada por uma atualização de firmware microcode para processadores da AMD que supostamente mitigaria a vulnerabilidade de segurança Specter.

No início deste mês, em 2 de julho, a empresa voltou a lançar uma atualização de segurança para o Linux Kernel para os usuários do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), abordando um total de seis vulnerabilidades de segurança, uma das quais introduziu uma regressão também causando falhas de inicialização, embora não pareça ser limitada apenas aos processadores da AMD, mas afetando máquinas Intel.

Agora, a empresa por trás de uma da mais populares distribuições Linux lançou novas atualizações para o kernel para corrigir a regressão, causando falhas de inicialização em máquinas de 64-bits, bem como para processadores de OEMs e sistemas em execução no Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP) e em outros ambientes de nuvem.

"O USN-3695-1 corrigiu vulnerabilidades no Linux Kernel do Ubuntu 18.04 LTS. Infelizmente, a correção para CVE-2018-1108 introduziu uma regressão em que a entropia precoce insuficiente impedia que os serviços fossem iniciados, levando, em algumas situações, a uma falha na inicialização. Essa atualização soluciona o problema. Pedimos desculpas pela inconveniência", diz a Canonical em seu aviso de segurança.

A correção também está disponível para o Ubuntu 16.04.4 LTS com o kernel HWE

Como a Canonical permite que os usuários de versões anteriores do Ubuntu LTS utilizem o kernel Linux de versões mais recentes, a correção para a referida regressão causando falhas de inicialização também está disponível para os usuários do Ubuntu 16.04.4 LTS (Xenial Xerus) que possuem o kernel HWE (Hardware Enablement) do Ubuntu 18.04 LTS instalado por padrão.

Todos os usuários do Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS devem atualizar suas instalações para as novas versões do kernel Linux que estão disponíveis e reiniciar seus computadores após uma instalação bem-sucedida. Enquanto os usuários do Ubuntu 18.04 LTS precisam atualizar para o linux-image 4.15.0-29.31, os usuários do Ubuntu 16.04.4 LTS devem atualizar para o linux-image 4.15.0-29.31~16.04.1.


FONTE: Softpedia | Ubuntu

Comentários