Com lançamento previsto para 5 de agosto, Linux Kernel 4.18 ganha seu sétimo RC


No último final de semana, Linus Torvalds anunciou o sétimo e, provavelmente, o último lançamento RC (Release Candidate) no ciclo de desenvolvimento do Linux Kernel 4.18. De acordo com o anúncio oficial, não há nada fora do comum nesta versão, exceto por algumas pequenas correções de bugs, indicando que este é o último candidato a lançamento da próxima série do kernel Linux, que pode estrear no próximo final de semana, em 5 de agosto.

"Então, a menos que algo de estranho aconteça, este deve ser o último rc para [o Linux Kernel] 4.18. Particularmente, nada de estranho aconteceu na semana passada - nós temos o habitual conjunto aleatório de várias pequenas correções por toda parte. Cerca de dois terços delas envolvem drivers - rede, staging e usb se destaca, mas há um pouco de tudo (clk, block, gpu, nvme..)", explica Linus Torvalds. "Fora dos drives, a maior parte é alguma coisa com o núcleo de rede, com mudanças aleatórias em outro lugar (atualizações secundárias, sistemas de arquivos, kernel, scripts de teste)."

Alguns dos destaques do Linux Kernel 4.18

O Linux Kernel 4.18 promete vários novos recursos e melhorias. Entre alguns de seus destaques, podemos mencionar mitigações para a falha de segurança Spectre Variant 1 e 2 para a arquitetura ARM de 32 bits, bem como para Spectre Variant 4 para as arquiteturas ARM64 (AArch64) e ARMv8, suporte aprimorado para o sistema de arquivos F2FS, melhor suporte para conexões USB Type-C e USB 3.2, suporte oficial ao chip Qualcomm Snapdragon 845 e suporte inicial para as próximas GPUs AMD Radeon Vega 20.


Como esperado, também há inúmeras outras melhorias e novos drivers para melhor desempenho e suporte com hardware mais moderno. O lançamento final deve acontecer no próximo domingo, 5 de agosto, mas deve levar algumas semanas até que ele chegue aos repositórios de software das populares distribuições Linux Rolling Release, como o Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.


FONTE: Softpedia | LKML

Comentários