Conheça o GPMDP, o cliente do Google Play Music para Linux


O mais recente esforço da Google capaz de rivalizar com o Spotify e o Apple Music chama-se YouTube Music, onde qualquer pessoa com uma conta Google pode pesquisar e ouvir músicas por meio do navegador da Web, da mesma forma que no YouTube normal. Contudo, a gigante das buscas não fornece um aplicativo do seu serviço de streaming de música para o desktop, algo que seus concorrentes maiores e bem conhecidos fazem.

Felizmente, é possível acessar o serviço de streaming de música com o Google Play Music Desktop Player (GPMDP), um cliente de desktop não oficial do Google Play Music criado usando o Electron. O aplicativo é de código aberto e muito popular por sinal. Já foi baixado mais de 3 milhões de vezes desde o seu lançamento há alguns anos.

Os desenvolvedores também se orgulham de oferecer um aplicativo mais “eficiente em termos de recursos” do que rodar o Google Play Music em uma guia normal do navegador. Além disso, o cliente é totalmente personalizável, suporta last.fm e, aparentemente, possui um equalizador integrado.


Naturalmente, você precisa de uma conta do Google para usar o player (e ter algumas faixas enviadas para sua biblioteca online para usar o lado do Google Play Music). Outras características incluem: suporta teclas de mídia, notificações na área de trabalho com a mudança de faixa, atalhos personalizáveis, a capacidade de escolher o dispositivo de saída de áudio de dentro do player, suporte ao YouTube Music e muito mais.

Você pode fazer o download da versão mais recente do GPMDP direto do site oficial do desenvolvedor. O aplicativo também está disponível para instalação no Flathub, a loja de aplicativos Flatpak — embora, até o momento, a última versão não tenha sido carregada.

Se você deseja aproveitar o serviço de streaming de música do Google sem ficar preso dentro de um navegador, certamente deve conferir.


FONTE: OMG! Ubuntu!

Comentários