SteamOS 2.154 chega para preparar o terreno para uma futura grande atualização


A Valve lançou nesta terça-feira (24) uma nova atualização, a 2.154, para a versão estável, disponível no canal brewmaster, do seu sistema operacional SteamOS que incorpora as mais recentes atualizações de segurança e correções de bugs dos repositórios upstream do Debian 8.11, que é o último lançamento da série Debian Jessie, que chegou ao fim da vida no último mês, em 17 de junho.

De acordo com Pierre-Loup Griffais, da Valve, o SteamOS 2.154 contém as mesmas atualizações que foram lançadas no início deste mês para a versão beta do sistema operacional, então o update deve ser considerado um pequeno bugfix. Embora o desenvolvedor não tenha revelado mais detalhes sobre o próximo grande lançamento, já se sabe que a empresa de Gabe Newell continua trabalhando em uma nova versão que será baseada no Debian 9 "Stretch" e que possui o kernel e a pilha gráfica atualizada.

"Como de costume, alguns dos pacotes atualizados referenciados são utilizados apenas para a construção e não são distribuídos como parte do repositório do SteamOS. Atualizamos recentemente nossa infra-estrutura de construção e esta atualização é mantida intencionalmente pequena para testar as águas antes que nossos futuros drivers gráficos e kernel sejam atualizados", diz Pierre-Loup Griffais.

O SteamOS 3.0 Clockwerk está a caminho

Embora a Valve não tenha falado publicamente sobre o assunto, os repositórios do SteamOS já dão sinais de que a nova versão principal, a 3.0, já está a caminho. Seu codinome será Clockwerk, seguindo a tradição da empresa de nomear as versões do sistema operacional com personagens de Dota 2, como aconteceu com os lançamentos anteriores de Alchemist e Brewmaster.

É bom ver que a Valve ainda acredita no SteamOS e que está preparando um grande lançamento para o seu sistema operacional, onde poderemos esperar kernel e drivers de vídeo atualizados, o que deve ajudar no suporte para hardwares mais modernos e robustos.

Fique ligado no LinuxBuzz para mais novidades sobre o SteamOS e do mundo Linux.


FONTE: GamingOnLinux | Valve

Comentários