Suporte para a GPU Vega 20 agora está disponível no driver RadeonSI, do Mesa


Com o próximo lançamento do Linux Kernel 4.18, que deve acontecer em agosto, já estará garantido o suporte ao driver de kernel AMDGPU para a GPU Vega 20, o próximo chip gráfico da AMD com microarquitetura Vega que será lançado no final deste ano e que contará com 32 GB de memória HBM2, além de contar com algumas novas instruções de deep learning. Agora, o driver de espaço do usuário RadeonSI Gallium3D para o OpenGL presente na pilha de gráficos Mesa possui suporte para a Vega 20.

Como acontece com o driver de DRM (Direct Rendering Manager) AMDGPU, os IDs PCI dos produtos Vega 20 suportados também foram adicionados no driver RadeonSI, são eles: 0x66A0, 0x66A1, 0x66A2, 0x66A3, 0x66A7 e 0x66AF. Contudo, como se trata do desenvolvimento de drivers, não necessariamente veremos seis produtos Vega 20 diferentes, mas alguns dos IDs podem ser reservados para revisões futuras, por exemplo, sem falar que alguns deles podem ser deixados também para modelos de engenharia.

O suporte para a Vega 20 no RadeonSI é bastante simples, aproveitando os códigos Vega "GFX9" (gfx902) já presentes no driver, portanto, implementar esse suporte apenas adicionou um pouco mais de 20 linhas de código ao driver. O suporte para a GPU será disponível com a chegada do Mesa 18.2, que deverá ser lançado como estável em agosto e, claro, também será necessário ter o Linux Kernel 4.18 instalado.


FONTE: Phoronix

Comentários