Todos os drivers Gallium3D, do Mesa, agora possuem suporte para compressão ASTC


A mais recente série de patches notáveis de Marek Olšák, desenvolvedor da AMD e colaborador no Mesa, está permitindo o suporte ao Adaptive Scalable Texture Compression (ASTC) para todos os drivers Gallium3D. Isso significa que a funcionalidade também está disponível para todos os drivers de vídeo que lidam com hardware que não possue o recurso diretamente na GPU, mas que usam a CPU para descompactar as texturas em um formato compatível antes de carregá-las na GPU.

Se você ainda não ouviu falar no ASTC, trata-se de um algoritmo de compactação de textura sem perda de imagens originalmente criado pela ARM e AMD como uma alternativa ao S3TC (S3 Texture compression) e ETC2 (Ericsson Texture Compression 2). Em 6 de agosto de 2012, o ASTC foi adotado como uma extensão oficial para o OpenGL e OpenGL ES pelo Khronos Group.

Driver RadeonSI agora suporta o OpenGL ES 3.2

Com esses patches universais do desenvolvedor, o driver Gallium3D RadeonSI agora é capaz de suportar as extensões KHR_texture_compression_astc_ldr e ANDROID_extension_pack_es31a. Com isso, o driver RadeonSI agora pode apresentar suporte para o OpenGL ES 3.2.

O suporte para o ASTC ainda não passa em todos os testes de conformidade necessários. Os patches, por enquanto, só podem ser encontrados no Mesa-dev, mas Marek Olšák está planejando implementar esses novos patches nos próximos dias para que eles façam parte do Mesa 18.2, permitindo que os usuários obtenham suporte para o OpenGL ES 3.2 com o RadeonSI já no próximo lançamento da pilha de gráficos.


FONTE: Phoronix

Comentários