Usuários do Cinnamon 4.0 poderão enfrentar screen tearing no Linux Mint


Como já mencionamos em um outro artigo, o projeto Linux Mint planeja adicionar mais melhorias de desempenho no ambiente gráfico Cinnamon, mas, para isso, será necessário abrir mão de alguns recursos que vem habilitados por padrão, como é o caso do Vsync, que impede que o screen tearing aconteça, o fenômeno responsável por criar uma imagem quebrada na tela.

"Embora o Vsync impeça que o screen tearing aconteça, ele também tem um custo de desempenho. Esse custo é visível no Cinnamon ao arrastar uma janela com o mouse. Conforme você move o cursor do mouse para a esquerda e para a direita, percebe que a janela que é arrastada sob o cursor não se move exatamente "com ele", mas com um pequeno atraso, como se houvesse algum tipo de elástico entre o cursor e a janela que está segurando", diz os desenvolvedores em uma postagem no blog oficial do Linux Mint.

Desativar o VSync permite FPS mais alto, acelerando o movimento da janela. A desvantagem é o potencial de rasgo na tela, principalmente ao assistir a vídeos, por exemplo. Então, os desenvolvedores do Linux Mint estão trabalhando em maneiras de lidar com o screen tearing.

"A equipe está analisando e testando diversas configurações e placas de vídeo. Não há garantias de que encontraremos uma solução “que servirá para todos” e que poderemos lançar um Cinnamon 4.0 que será rápido e sem screen tearing para todos", explicam os desenvolvedores.

A equipe por traz do projeto também revela que GPUs da NVIDIA mais modernas podem livrar os usuários de depararem com screen tearing ao usar o “Force Composition Pipeline” no NVIDIA-Settings, juntamente com o VSync desativado no Cinnamon, o que permite um ambiente gráfico mais rápido e sem rasgos na tela.

Outra boa notícia é que serão publicadas mais informações sobre screen tearing no Linux Mint, como o desempenho é afetado e a capacidade de definir o VSync nas configurações do sistema. A equipe do projeto está esperançosa de que podem, pelo menos, fornecer uma lista de ajustes e dicas para os usuários, para que eles possam encontrar o equilíbrio certo em seus sistemas.

O Cinnamon 4.0 está atualmente em desenvolvimento e sem data marcada para lançamento.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Linux Mint Blog

Comentários