Benchmark: driver NVIDIA 396.54 traz melhorias significativas no desempenho


A NVIDIA lançou recentemente uma nova versão do seu driver de vídeo para a plataforma Linux, versão 396.54, que chega trazendo melhorias significativas no desempenho, o que torna esta uma atualização de driver significativa para os jogadores do Linux. Aqui estão alguns benchmarks mostrando a performance de alguns jogos AAA com as placas de vídeo GeForce GTX 1060, GTX 1070 Ti e GTX 1080.

Antes de mais nada é importante notar que as melhorias de desempenho é possível graças a uma correção para um vazamento de recursos existente desde a série 390 do driver de vídeo. Esse vazamento de recursos pode levar a um desempenho menor após vários aplicativos OpenGL ou Vulkan terem sido executados no sistema.

Os testes de benchmarks

Nos testes de desempenho, realizados pelo site Phoronix, foi usado o Ubuntu 18.04.1 LTS com o driver NVIDIA 396.54. Nenhuma outra alteração foi feita na configuração do sistema, além de trocar as GPUs.

Após as primeiras rodadas de jogos sendo lançadas e fechadas, é possível ver o impacto bastante considerável que o vazamento de recursos teve na redução silenciosa dos frame-rates. Como podemos ver no gráfico abaixo, há um aumento de desempenho em torno de 20% para DiRT Rally na GTX 1080, assim como na GTX 1060:





Como podemos ver agora com o jogo Dota 2, os frame-rates são muito mais altos ao executar o game com OpenGL ou Vulkan. Logo em sequência, estão os testes com Warhammer 40.000: Dawn of War III, F1 2017, Mad Max, Metro: Last Light Redux, Rise of the Tomb Raider e Total War Saga: Thrones of Britannia:



























É surpreendente que esse vazamento de recursos tenha durado tanto tempo no driver da NVIDIA para Linux. Isso agora certamente renderá uma concorrência muito mais acirrada com as placas de vídeo da AMD com jogos no Linux, especialmente com a GTX 1060 provavelmente saindo na frente da Radeon RX 580.


FONTE: Phoronix

Comentários