Driver AMD obtém patches para OpenGL 4.5 Compat e solução alternativa para No Man's Sky no Steam Play


Um dos desenvolvedores da Valve trabalhando nos drivers de GPUs para Linux, chamado Timothy Arceri, passou muito tempo nos últimos meses melhorando o suporte ao perfil de compatibilidade para o OpenGL do RadeonSI Gallium3D, driver OpenGL que lida com placas de vídeo da AMD na plataforma Linux e presente na pilha de gráficos Mesa. Agora, há patches que o adequam ao suporte de contexto do perfil principal.

Com o próximo Mesa 18.2, o suporte ao perfil de compatibilidade do OpenGL para o RadeonSI passou do OpenGL 3.2 para a versão 4.4 da API. Com a implementação dos novos patches de Timothy Arceri, são adicionadas correções, bem como a extensão ARB_direct_state_access, que permitem suporte ao OpenGL 4.5. No entanto, só veremos isso com a chegada do Mesa 18.3.

A partir daí, a versão do perfil de compatibilidade do OpenGL exposta pode ser transferida de 4.4 para 4.5. Isso corresponde ao que é oferecido atualmente pelo RadeonSI para os principais contextos, já que o suporte ao OpenGL 4.6 continua sendo um trabalho em andamento devido a implementação do suporte ao SPIR-V, embora já exista o backend RadeonSI NIR.

Melhor suporte para No Man's Sky no Steam Play

Além das melhorias para o OpenGL 4.5 Compatibility Profile no RadeonSI, os novos patches de Timothy Arceri também trazem uma solução alternativa para obter No Man's Sky, jogo de sobrevivência de ação e aventura lançado para o Windows em 2016, funcionando corretamente com o driver ao usar o Steam Play.


FONTE: Phoronix

Comentários