GIMP 2.10.6 é lançado com suporte a texto vertical, novos filtros e correções


Foi lançada no último domingo (19) mais uma nova versão do GIMP, a 2.10.6, que chega como a última atualização menor na série de lançamentos estáveis ​​2.10.x, que fez sua estreia no início do ano. Há melhorias para diversos recursos, novos filtros e a adição de mais correções para problemas relatados por usuários, o que torna esse um importante lançamento.

Entre as novidades do GIMP 2.10.6, está o novo filtro "Little Planet" para imagens de panorama equirectangular de 360 ​​x 180 graus, adicionado o suporte para o recurso de texto vertical, bem como implementa um filtro de sombra longa, renderização assíncrona de visualizações drawable, acrescenta rigidez vertical à ferramenta de medida e uma opção para desabilitar a renderização de visualização do grupo de camadas.

Texto vertical.

Filtro "Little Planet".

Um dos desenvolvimentos mais interessantes atualmente em andamento no GIMP é o suporte a extensões e, como atualmente acontece com os navegadores web, as extensões no editor de imagem permitiriam que os desenvolvedores criassem e distribuíssem complementos que oferecessem mais recursos, como plugins de filtro ou novos pacotes de pincel.

Esta versão não vem com suporte a extensões, mas os desenvolvedores já estão trabalhando duo para isso. Espera-se que o recurso seja incluído em uma futura atualização do GIMP 2.10.x — fique de olho nele.

Download do GIMP 2.10.6

Você pode fazer download agora mesmo do GIMP 2.10.6 através do site oficial do desenvolvedor, clicando aqui. O editor de imagem também está disponível no formato de pacote universal Flatpak.


FONTE: OMG! Ubuntu! | GIMP

Comentários