Lançado o LibreOffice 6.1 com mais correções e alguns novos recursos


Foi lançado nesta quarta-feira (8) o LibreOffice 6.1, que chega trazendo alguns novos recursos, como a funcionalidade de manipulação de imagens renovada, que é significativamente mais rápida e suave, especialmente ao abrir documentos criados no Microsoft Office, um novo menu Página, reorganiza os menus do editor de desenho vetorial Draw para melhor consistência entre os diferentes módulos e aprimora o filtro de exportação EPUB com opções adicionais para personalizar de metadados.

Além disso, a nova versão da suíte de escritório traz melhor suporte para links, imagens, tabelas, notas de rodapé e fontes incorporadas. O componente Base também recebeu algumas melhorias, como é o caso da engine de banco de dados Firebird, que agora está habilitada por padrão, substituindo a antiga engine HSQLDB. Com isso, a recomendação é que os usuários migrem seus arquivos do HSQLDB para o Firebird usando o assistente de migração ou exportando-os para um servidor HSQLDB externo.

"Os novos recursos do LibreOffice 6.1 foram desenvolvidos por uma grande comunidade de contribuidores de código: 72% dos commits são de desenvolvedores que trabalham em empresas do Advisory Board, como a Collabora, Red Hat e CIB, e por outros contribuidores como SIL e Pardus, e 28% são de voluntários individuais", diz a Document Foundation em seu anúncio.



Em especial para os usuários Linux, o LibreOffice 6.1 traz uma melhor integração com o ambiente gráfico KDE Plasma, permite o uso de ícones Elementary por padrão em ambientes gráficos baseados no GNOME, agora usa a interface nativa escrita em GTK+ 3 nas janelas de diálogo e o filtro de importação para arquivos XML do Microsoft Excel 2003 foi aprimorado também nesta versão principal da suíte de escritório.

Mais melhorias para o LibreOffice Online

O LibreOffice Online, o serviço do lado do servidor para implantar o LibreOffice em ambientes de cloud pública e privada, também recebeu melhorias significativas com este lançamento do LibreOffice 6.1 para todos os seus módulos. Os destaques incluem uma interface de usuário renovada, que é mais atraente e que consistente com a versão para desktop da suíte de escritório.

Por último, mas não menos importante, o LibreOffice 6.1 enriquece as páginas da Ajuda Online (Online Help) com arquivos de texto e de exemplo para guiar os usuários pelos recursos e ajudá-los a localizar facilmente todas as funcionalidades do LibreOffice. O LibreOffice 6.1 já está disponível para download diretamente do site oficial do desenvolvedor.


FONTE: Softpedia | TDF Blog

Comentários